(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Windows 8 é um sistema que divide opiniões. Muitos usuários o adoram pela inovação, mas outros não gostaram das novidades e imploraram pela volta de alguns recursos que julgam importantes (caso do Menu Iniciar antigo, que será adicionado novamente ao sistema).

Todavia, nem todas as modificações do sistema são irreversíveis, ainda mais depois da atualização para o Windows 8.1, a qual trouxe uma série de opções para que os usuários possam personalizar ainda mais o sistema e obter mais agilidade no uso.

Faça login direto para o desktop

O Windows 8 veio para atender a um novo segmento de mercado: o dos gadgets com telas sensíveis ao toque. Com isso, a Microsoft teve a brilhante ideia de jogar o usuário diretamente para o novo Menu Iniciar após o login.

Depois de muitas reclamações, a empresa inseriu uma opção para que as pessoas que usam um computador com mouse e teclado possam saltar direto para a Área de trabalho e aproveitem seus programas na interface antiga do sistema. Veja como você pode realizar essa configuração:

  1. Clique com o botão direito sobre a Barra de Tarefas e acesse as “Propriedades”;
  2. Agora, vá para a aba “Navegação”;
  3. Marque a caixa “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de Iniciar”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. Clique em “Aplicar” e depois em “OK” para gravar as alterações e fechar a janela.

Vá para a tela de apps ao usar o botão Windows

O novo Menu Iniciar é bem elegante e repleto de recursos, mas ele simplesmente não tem a mesma simplicidade e facilidade de navegação que existia no antigo. Infelizmente, na atual versão do Windows 8.1, você ainda não pode ativar o menu clássico, mas dá para contornar parte dos problemas ao acessar a lista de aplicativos. Acompanhe o processo:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a Barra de Tarefas e abra as “Propriedades”;
  2. Vá para a aba “Navegação”;
  3. Marque a caixa “Mostra automaticamente o modo de exibição de Aplicativos quando eu entrar na tela inicial”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. Se desejar, marque a caixa “Pesquisar em tudo” para obter mais resultados na hora de realizar as buscas no Windows;
  5. Para finalizar, clique em “Aplicar” e depois em “OK” para salvar as modificações e fechar a janela.

Pule a tela de login

O Windows 8 trouxe uma tela de login e outra de bloqueio para garantir que o usuário tenha mais segurança, mas isso nem sempre é prático. Para quem usa o computador em casa, esses recursos adicionais, às vezes, não têm tanta serventia, visto que a pessoa não precisa estar tão seguro, sendo que apenas ela usa o computador.

Dessa forma, ter tantos empecilhos no caminho para conseguir usar o sistema acaba incomodando um bocado. Se você não se importa muito com a segurança e se não quer perder na tela de login (com a digitação de um código secreto), faça o seguinte para poupar alguns segundos de boot:

  1. Pressione a tecla “Windows” para acessar o Menu Iniciar;
  2. Digite “netplwiz” (sem as aspas);

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Desmarque a caixa “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. O Windows solicitará a senha do usuário administrador para garantir que é você que está solicitando a alteração;
  5. Clique em “Aplicar” e em “OK” para salvar e fechar a janela;
  6. Verifique se não há outros métodos de bloqueio (como PIN ou Senha com imagem) nas configurações do Menu Iniciar.

Use o teclado para desligar e reiniciar

A Microsoft complicou um bocado o método de desligar o computador, mas com a atualização do Windows 8.1 esse processo ficou menos dificultoso. De qualquer forma, muita gente acredita que essa forma (de clicar com o botão direito no canto inferior esquerdo da tela para abrir o menu) não seja ideal. Para quem não gosta muito de usar o mouse, há uma alternativa:

  1. Pressione “Windows + X”;
  2. Tecle três vezes a letra “D” e use a seta para o lado direito para ver as opções;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Aperte “D” para desligar ou “R” para reiniciar.

Fácil, não? Se você não gostar da ideia, pode continuar usando o método antigo. Enfim, até que a Microsoft atualize o sistema novamente e traga o antigo Menu Iniciar e outras opções para simplificar a vida, o jeito é ir se adaptando e aproveitando algumas facilidades. Você tem outras dicas? Compartilhe seu conhecimento com os demais leitores.

Cupons de desconto TecMundo: