Windows 8: como mudar o título de uma tile

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como mudar o título de uma tile

Mudando tiles (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Apesar de o Windows 8 ter recebido várias modificações, certamente a mais significativa, ao menos em termos visuais, foi a introdução da nova tela inicial. Ela veio para substituir os atalhos para programas no antigo Menu Iniciar e é um local para você adicionar aplicativos e serviços que são utilizados com bastante frequência, com o objetivo de agilizar o acesso e facilitar o uso desses itens.

Embora essa tela possua um padrão e um esquema de cores pré-definido, ela aceita uma série de personalizações, especialmente no que diz respeito a cores e colunas. Porém, o que poucos sabem é que você também pode mudar os nomes e as imagens de aplicações instaladas no computador e fixadas nessa tela.

O procedimento requer alguns passos simples e, ao final, você pode deixar a tile com um visual completamente novo. Antes de começar, vale apenas reforçar que o procedimento é válido somente para aplicativos que após serem instalados tiveram o atalho fixado na tela inicial do Windows 8. Não é possível alterar tiles de aplicações nativas do sistema ou que foram obtidas por meio da loja de software da Microsoft.

Alterando os tiles

Primeiro, entre na tela inicial e clique com o botão direito do mouse no tile que você quer modificar. Então, escolha a alternativa “Abrir local de arquivo”.

Iniciando o procedimento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O título da tile é exibido conforme o nome do atalho para o programa. Por isso, o que vamos fazer agora é modifica-lo, clicando com o botão direito do mouse sobre o item e escolhendo a alternativa “Renomear”.

Renomeando o programa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, basta digitar livremente o nome que você gostaria de ver no atalho na tela inicial e utilizar o “Enter” para confirmar. Você pode, também, mudar a imagem de exibição da tile. Para isso, após renomear o arquivo, clique novamente nele com o botão direito do mouse e escolha a alternativa “Propriedades”.

Abrindo as propriedades do aplicativo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, uma nova janela é aberta e, na guia “Atalho”, clique no botão “Alterar ícone”.

Iniciando o processo de alterar o ícone (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, você pode tanto digitar o caminho para o ícone desejado no campo disponível na tela ou clicar em “Procurar” para localizá-lo no computador.

Buscando um novo ícone (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez selecionada a imagem que você quer adicionar ao tile, clique em “OK” para confirmar a operação.

Selecionando a nova imagem (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, clique em “Aplicar” e em “OK” para concluir a modificação. É necessário ter privilégios administrativos para fazer essa alteração e uma segunda confirmação deve ser exibida na tela para concluir o procedimento.

Confirmando a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como resultado, basta abrir a tela inicial e verificar as alterações aplicadas.

Tile modificado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora você já sabe como deixar o nome e a imagem de um tile da tela inicial diferente. Vale apenas reforçar que o procedimento altera apenas programas instalados da maneira tradicional, não afetando atalhos de itens do sistema ou de softwares que foram adicionados por meio da loja da Microsoft.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.