Nova build do Windows 8.1 revela novas e importantes mudanças

2 min de leitura
Imagem de: Nova build do Windows 8.1 revela novas e importantes mudanças

Help + Tips: um app para, finalmente, ajudar os usuários (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Com a versão final do Windows 8.1 chegando aos usuários em breve, uma nova versão vazada acaba de surgir na internet. A build 9741 deu as caras na web e revela mudanças muito relevantes no quesito usabilidade, que devem deixar o SO muito mais fácil de ser operado.

Diversos pequenas funcionalidades foram adicionadas ao sistema, como uma barra de pesquisa fixa na loja de aplicativos (no Windows 8 é preciso fazer isso através da barra Charm), entre outras ações. Confira.

Um Windows 8 mais prático

A primeira mudança significativa é a adição de um botão com três pontinhos nos apps nativos do Windows que revelam o menu de contexto, igual ao do Windows Phone 8. Atualmente, usuários de PCs precisam clicar com o botão direito para revelar este menu. É bem provável que aplicativos de terceiros também tenham essa opção visual disponível.

Outra alteração notória é que os aplicativos nativos agora vão lembrar os usuários de moverem o mouse até a direita revelando a barra Charms e o Botão Iniciar. No Windows 8, é preciso tocar nos cantos extremos do lado direito para ver a barra, o que poderia ser apenas um golpe de sorte para usuários mais novatos.

A empresa também adicionou um pequeno botão na parte inferior da Tela Iniciar que revela todos os aplicativos instalados no sistema. Para fazer isso no Windows 8 atualmente, é preciso clicar com o botão direito e depois no botão “All Apps”.

Nova loja de apps conta com barra de pesquisa fixa (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Novidades significativas

A Microsoft agora adicionou um app chamado Help + Tips (Ajuda + Dicas) que inclui alguns tutoriais em vídeo para ajudar os usuários com todos os novos recursos do Windows 8.1 É uma mudança significativa em relação ao GIF animado que aparecia durante a instalação do Windows 8 e que pouco explicava o funcionamento do SO.

Outras mudanças do Windows 8.1 revelam que o Skype foi adicionado como um app nativo e as fotos do Flickr e do Facebook não estão mais integradas ao sistema. Agora, apenas o conteúdo do Skydrive faz parte do app de imagens.

Conforme apontou o ExtremeTech, essas mudanças ilustram o quão apressado, inacabado e amador foi o lançamento do Windows 8. A Microsoft quebrou uma das regras mais importantes do design de interface (a usabilidade) e agora quer corrigir os erros com esta nova versão do SO.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.