(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Aconteceu hoje (25), em São Paulo, o evento de lançamento do Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft que traz mudanças significativas e integra computadores, tablets e smartphones em uma única interface.

Contando com a participação de personalidades brasileiras, como o rapper MV Bill, a apresentadora Didi Wagner e o jornalista Felipe Adreoli, a equipe brasileira da Microsoft demonstrou equipamentos dos mais diversos formatos e faixas de preço com o novo sistema, sendo que boa parte deles chega às lojas do Brasil a partir de amanhã.

Uma nova era para a Microsoft

Durante o evento, o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, reforçou o fato de que o lançamento do Windows 8 está sendo feito simultaneamente em mais de 140 países e em 37 idiomas, marcando também uma nova fase na história da companhia.

Para Levy, a empresa agora passa por uma nova onda de inovação, tendo todo o seu portfólio renovado. Além disso, o presidente disse que a companhia está “em plena transição entre uma empresa de software e uma empresa de serviços”, reforçando também o fato de que o Windows 8 e o Internet Explorer 10, combinados com a interface touchscreen, entregam uma experiência única para o consumidor, que não pode ser encontrada em outras plataformas.

Integração com a nuvem e dispositivos touchscreen

Depois, foi a vez da Gerente Geral de Windows no Brasil, Priscyla Alves, destacar algumas funcionalidades dessa nova experiência, apresentando recursos que todos bem conhecemos, graças aos muitos artigos, análises e notícias já publicados no Tecmundo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Os principais destaques ficaram por conta da maior integração com serviços na nuvem (como o Windows SkyDrive) e a renovação da interface gráfica do sistema, que a partir desta versão permite a interação não apenas com teclado e mouse, mas também via telas touchscreen. Isso torna o produto ideal para qualquer tipo de computador, desde os tradicionais desktops e modelos all-in-one, até notebooks, netbooks, tablets e smartphones.

Quando questionados sobre o futuro do PC, o diretor geral de marketing da Microsoft, Chris Capossela, disse que acredita que o mundo esteja caminhando cada vez mais em direção aos dispositivos móveis e com telas touchscreen, mas que ainda não é assim. Por isso, a abordagem da Microsoft para essa situação foi focar o desenvolvimento do novo sistema operacional para as duas plataformas: PC e mobile.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Mobilidade, imprevistos e aplausos

Em meio a tudo isso se destacaram também dispositivos híbridos, como computadores que podem ser transformados em tablets facilmente. Para completar, foram apresentados alguns aplicativos que fazem parte da Windows Store, loja que antes do lançamento já conta com milhares de softwares cadastrados e cerca de 400 mil desenvolvedores ao redor do mundo.

Durante a demonstração, a equipe de apresentadores passou por alguns imprevistos, como problemas com o touchscreen de um tablet e a ausência de conexão com a internet em outro equipamento, mas nada disso tirou os muitos aplausos que interrompiam a apresentação.

Atualize seu sistema nesta madrugada!

E se você faz parte daqueles que não aguentam mais esperar para colocar as mãos no Windows 8, saiba que a partir da meia-noite desta sexta (26), o sistema poderá ser comprado tanto online quanto em lojas físicas.

A única versão disponível neste primeiro momento será a de atualização de um sistema antigo (XP, Vista ou 7) para o Windows 8 Pro. O preço de lançamento é arrasador e nunca antes praticado na história da Microsoft: R$ 69.

Contagem regressiva para a meia-noite, quando o sistema estará à venda (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na internet, a compra poderá ser feita pelo endereço windows.com.br. Quem estiver em São Paulo e preferir a versão física do produto poderá se dirigir para quatro lojas que abrirão também na madrugada de hoje: Extra Itaim (Av. Juscelino Kubitschek), Fnac (Av. Paulista), Fast Shop e Ponto Frio do Shopping JK Iguatemi. Em MG, o pacote de atualização do Windows 8 Pro estará disponível a partir do mesmo horário, na Ricardo Eletro do Shopping BH Ponteio, em Belo Horizonte.

Vale a pena lembrar que a atualização não pode ser feita em versões ilegais do Windows 7, Vista ou XP. Quem possui sistemas piratas da Microsoft terá a chance de adquirir uma licença especial de regularização da situação.

Cupons de desconto TecMundo: