Windows 8: como alterar o número de apps na tela de Start

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como alterar o número de apps na tela de Start

Se você está usando o Windows 8 Consumer Preview, talvez já tenha reparado num detalhe interessante do sistema operacional: sempre ao mudar a resolução da tela, o número de linhas na tela de Start é alterado, mudando a quantidade de programas exibido de uma só vez. Cada resolução conta com um número pré-definido, porém é possível alterá-lo com algumas mudanças nos registros do Windows 8.

Faça você mesmo

Mexer nos registros do Windows é sempre algo um tanto perigoso, então tenha certeza de seguir os passos deste tutorial adequadamente para não ter problemas posteriormente.

Primeiramente, use o comando “Windows + R”, digite “regedit.exe” (sem aspas) e pressione Enter – escolha “Yes” no aviso de confirmação.

Na janela aberta, use as árvores de pasta à esquerda e acesse HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > ImmersiveShell > Grid.

Você deve procurar nessa pasta pela entrada “Layout_MaximumRowCount”. Se ela não existir, clique com o botão direito sobre um espaço vazio e selecione New > DWORD (32-BIT) Value, nomeando o item como “Layout_MaximumRowCount”.

Depois de ter criado a entrada, ou caso ela já exista, clique com o botão direito sobre ela e escolha “Modify...”. Na janela aberta, digite um valor entre um e cinco para definir o número de linhas na tela de Start do Windows 8 (mantenha a base como hexadecimal).

Feito isso, basta reiniciar o computador ou desconectar do usuário atual para aplicar as mudanças.

A imagem acima mostra como a tela de Start fica quando possui cinco linhas, enquanto a de baixo mostra a mesma tela com apenas uma linha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.