Aprenda a usar os comandos de gestos do Windows 8

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a usar os comandos de gestos do Windows 8

Quem acompanha o Tecmundo já sabe que o Windows 8 foi criado para funcionar perfeitamente tanto em PCs quanto em tablets. Para isso, ele responde sem problemas a comandos feitos com o mouse ou a partir do toque na tela.

A fim de tornar a experiência nos tablets mais interessante, a Microsoft criou uma série de funcionalidades e tarefas que podem ser executadas por meio de pequenos gestos, utilizando um ou múltiplos toques na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você possui o Windows 8 instalado em um PC com tela touch ou em um tablet, confira alguns dos gestos mais comuns na lista abaixo. Eles podem tornar a sua vida bem mais prática e deixar algumas atividades no computador ainda mais divertidas.

(Fonte da imagem: iStock)

Charms Bar

A nova barra lateral do Windows 8 traz diversas funcionalidades bem interessantes, que fazem com que o acesso a algumas ferramentas do sistema seja bem mais prático. Em um PC com mouse, a Charms Bar pode ser exibida simplesmente posicionando o cursor do mouse no canto direito da tela (ou utilizando o atalho “Tecla do Windows + C”).

No caso de dispositivos touch, para a barra ser revelada é preciso posicionar o dedo no canto mais à direita da tela do aparelho e deslizá-lo para a esquerda. Pronto! As opções da Charms Bar serão exibidas e você pode selecionar aquela que deseja utilizar.

(Fonte da imagem: Reprodução / Into Windows)

Mais detalhes

Alguns itens do sistema têm mais opções do que as exibidas na tela, mas elas não são mostradas para não poluir muito a tela. Para revelar essas configurações, é só tocar sobre elas e manter o dedo pressionado por alguns instantes.

Quando não houver um menu com opções extras para mostrar, o sistema operacional exibe informações mais detalhadas a respeito do objeto selecionado.

(Fonte da imagem: Reprodução / Into Windows)

Zoom

Como muitos sistemas para mobile, o Windows 8 permite utilizar os dedos para dar zoom em uma imagem ou diminuí-la. Basta você posicionar os dedos na tela e esticá-lo (mais zoom) ou fazer o movimento de “pinça” (menos zoom).

(Fonte da imagem: Reprodução / Into Windows)

Rotacionando

Além de aproximar ou afastar as imagens na tela, você também pode girar uma figura para que ela se ajuste melhor às dimensões do aparelho. Para isso, é só posicionar tocar a tela com dois dedos e fazer o movimento de rotação com eles para o lado desejado.

Em alguns aparelhos é possível utilizar mais de dois dedos para a execução dos movimentos, o que torna a interação entre o ser humano e o sistema operacional muito mais realista.

(Fonte da imagem: Reprodução / Into Windows)

Opções e comandos

No lugar da barra de menus na parte superior da tela, o Windows 8 traz as opções de um programa no rodapé da janela. Porém, essas configurações estão, por padrão, ocultas. Para revelar os itens, é só posicionar o dedo no canto inferior direito da tela do aparelho e deslizá-lo para cima.

Quem utiliza o Windows 8 em um PC com mouse pode exibir essas opções dando um clique com o botão direito do mouse em qualquer posição da tela do aplicativo.

(Fonte da imagem: Reprodução / Into Windows)

.....

Os gestos feitos nos aparelhos touch não têm efeito se reproduzidos com o cursor do mouse. O acesso às funcionalidades descritas acima é feito de outra maneira para quem utiliza computadores que dispõem de mouse e teclado. Em “Os melhores atalhos do Windows 8” você confere alguns atalhos que podem ser muito úteis na utilização do SO da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.