Como criar um tile para desligar e reiniciar o Windows 8 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como criar um tile para desligar e reiniciar o Windows 8 [vídeo]

O Windows 8 possui uma interface um pouco diferente da que estamos acostumados, com bem menos botões na Área de trabalho. Uma das maiores faltas sentidas é o botão de Start, que contém, no Windows 7, a opção para desligar ou reiniciar o computador.

Se você sente falta disso, existe uma solução simples e bastante prática para contornar este problema. Você pode criar um atalho no Desktop e colá-lo na tela inicial (Start Screen) rapidamente, basta seguir os passos a seguir.

1º passo - crie o atalho

Vá até a Área de trabalho e clique com o botão direito em um espaço livre, para abrir o menu de contexto. Selecione a opção “New” e clique em “Shortcut”. Isso vai criar um atalho em branco no Desktop.

Crie um atalho no Desktop (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

2º passo - indique a ação

Quando você cria um atalho, é preciso indicar um destino para ele, como um caminho para um programa ou aplicativo. Neste caso, vamos colocar o caminho para uma ação, que é desligar (ou reiniciar) o computador.

Na tela que aparece existe um campo em branco. Escreva “Shutdown /p”, sem as aspas, para que, quando você clicar naquele botão, o computador seja desligado. Se você quiser um botão para reiniciar o PC, escreva “Shutdown /t /r 0”, também sem as aspas, no mesmo local.

Coloque o caminho da ação (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Coloque no nome do atalho algo objetivo, que diga exatamente qual é a função dele, como “Desligar” ou “Reiniciar”. O botão criado na Área de trabalho funciona como um ícone normal: é preciso clicar duas vezes para ele executar a tarefa.

3º passo - envie o botão para a tela inicial

Se você quiser, além do ícone na Área de trabalho, você pode adicionar um tile para acesso rápido na tela inicial: basta enviar o botão para lá. Para isso, clique com o botão direito sobre ele para abrir o menu de contexto e então selecione a ação “Pin to Start”.

Crie um tile na Star Screen (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Pronto! Seguindo esses passos, os seus atalhos estão criados, e você já pode, então, desligar ou reiniciar o computador rapidamente, com dois cliques nos botões da Área de trabalho ou um clique nos tiles da tela inicial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.