O que esperar do Windows 8 Consumer Preview?

1 min de leitura
Imagem de: O que esperar do Windows 8 Consumer Preview?

Durante o Mobile World Congress 2012, Steven Sinofsky subiu ao palco para mostrar os planos da Microsoft para os próximos meses. É lógico que o foco principal da apresentação foi o sistema operacional Windows 8, que teve a sua versão Beta (Consumer Preview) liberada na tarde de hoje. Você pode realizar o download gratuito por este link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Microsoft anunciou que, desde a versão para desenvolvedores liberada no final do ano passado, mais de 100 mil alterações foram realizadas no código-fonte do sistema. Isso representa que o Windows 8 Beta deve estar mais leve e funcional do que a versão Dev. Vamos agora às principais promessas do novo sistema operacional.

Um sistema, várias plataformas

Não são apenas os notebooks e desktops que vão contar com o novo sistema operacional da Microsoft.  A desenvolvedora já havia mostrado o Windows 8 funcionando em tablets, mas até agora não se sabia se a versão touch seria baseada em processadores ARM ou x86.

Durante o MWC 2012, a Microsoft disse que terá suporte para arquiteturas ARM. Mas ainda não há informações sobre a chegada desta versão, sendo que as informações de que ela só seria disponibilizada em 2013 podem ser realmente concretas.

App gratuitos por enquanto

Foi anunciado que os aplicativos disponibilizados na loja de softwares do Windows 8 serão gratuitos, pelo menos durante a fase Beta do sistema operacional. É muito provável que, após o final do período de testes, os consumidores que quiserem continuar com os programas terão que pagar por eles.

Isso sim é multitouch

Houve um tempo em que as superfícies touchscreen eram limitadas a um toque por vez. Felizmente, isso ficou no passado. Com o Windows 8, até mesmo o multitouch como conhecemos atualmente vai parecer defasado. Vale lembrar que a nova interface foi criada para rodar do mesmo modo em qualquer tipo de eletrônico.

Durante o evento de apresentação do sistema, foi mostrado um painel sensível ao toque com 82 polegadas. Dez pessoas o estavam utilizando, cada um deles com dez dedos ao mesmo tempo. Isso significa que, simultaneamente, existiam 100 dedos interagindo com o Windows 8, que respondia a todos os comandos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.