Como colocar imagens no menu de contexto do Windows 7

2 min de leitura
Imagem de: Como colocar imagens no menu de contexto do Windows 7

A maioria dos usuários gosta de personalizar ao máximo a interface do sistema operacional que usa, colocando imagens e trocando as cores do maior número de recursos possível. Muitas vezes é preciso utilizar algum aplicativo para que o acesso aos arquivos de configuração seja permitido ou mesmo para que as alterações sejam mais fáceis.

Este tutorial traz os passos necessários para que o usuário personalize o menu de contexto do sistema com belas imagens, deixando esse recurso do Windows com um visual que combine com o resto da interface.

Menu de contexto personalizado

Para quem não sabe, menus de contextos são aqueles exibidos a partir de um clique com o botão direito do mouse. Há tarefas que podem ser feitas a partir deles, o que facilita muito a vida dos usuários. Agora, chega de conversa e vamos ao tutorial.

Pré-requisitos

Antes de prosseguir com o tutorial, o usuário precisa ter instalado em seu computador o programa 7 Context Menu Image Changer, o qual torna as alterações no menu de contexto bem mais simples.

Clique para baixar o 7 Context Menu Image Changer

Faça você mesmo

Uma vez que o 7 Context Menu Image Changer tenha sido instalado na máquina, você já pode utilizá-lo para personalizar o menu de contexto do sistema. A interface do aplicativo conta com apenas uma tela, a qual reúne todos os botões e opções necessários.

Para que o programa possa ter controle sobre as bibliotecas do Windows responsáveis pela aparência desse recurso, é preciso modificar algumas DLLs. Essa etapa pode ser realizada com um simples clique sobre o botão “Install DLL” e pode demorar alguns minutos.

Instalando as DLLs necessárias

Caso tenha algum problema com a troca das bibliotecas, clique com o botão direito do mouse sobre o executável do 7 Context Menu Image Changer e escolha a opção “Executar como Administrador”.

Agora que as bibliotecas foram instaladas, é hora de escolher a imagem que você deseja inserir como fundo dos menus de contexto. Clique no botão “Browse Image...” e navegue pelos diretórios do seu computador até encontrar a figura a ser utilizada. Depois de selecionar o arquivo, confira na parte central da tela do 7 Context Menu Image Changer como ele será exibido.

Confira como a imagem será exibida

Pronto, o próximo passo é escolher a opção “Apply” e aguardar. Para que as modificações tenham efeito, o 7 Context Menu Image Changer precisa reiniciar o Explorer, por isso não se assuste caso a Barra de tarefas e outro componentes da interface sumam pouco alguns instantes.

Se algum problema ocorrer durante a reinicialização do Explorer, utilize o botão “Restart Explorer” para forçar o processo novamente. Caso queira retornar às configurações originais do Windows, clique em “Uninstall DLL”.

Forçando a reinicialização do Explorer

Não há segredo algum na utilização do 7 Context Menu Image Changer, não é mesmo?! Então aproveite para deixar o seu Windows ainda mais personalizado e com um visual que é a sua cara!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.