Você pode não saber, mas a maioria das TVs de alta definição vendidas hoje em dia possui uma função que permite ao usuário assistir e ouvir arquivos de mídia que estejam em um computador à distância. Os aparelhos que possuem essa funcionalidade recebem um certificado, conhecido como DLNA ou Digital Living Network Alliance, criado pela Sony em meados de 2003.
Nossos vídeos em destaque
Se você quiser saber mais sobre o certificado DLNA, como ele surgiu e em quais tipos de aparelho ele existe, consulte o artigo que o Baixaki preparou: DLNA: conheça o seu novo estilo de vida em meio aos eletrônicos. O objetivo deste tutorial é ensinar a você como usar essa função para assistir a vídeos, ouvir músicas e ver fotos que estejam no seu computador, diretamente na sua TV, sem precisar conectá-los com um cabo HDMI, por exemplo.
Como saber se a sua TV possui o certificado
Primeiro você vai precisar descobrir se a sua TV é capaz de receber dados usando a rede local. Para isso, você deve procurar pelo logo do certificado DLNA, mostrado na imagem abaixo. Na maior parte dos casos, o logo será monocromático, então procure com atenção.
)
Caso você não ache o logo, você ainda pode procurar pelo modelo do seu aparelho, no site oficial do certificado. A lista é bastante completa e é possível usar filtros de pesquisa para encontrar mais facilmente. Uma última opção ainda é visitar o site do fabricante da sua TV e procurar pelo manual do seu modelo.
Exceção para os produtos da Sony
Caso a TV não possua o certificado, você ainda pode usar um outro recurso: o PS3, assim como a maioria dos produtos da Sony, criadora do certificado, possui a funcionalidade. Basta que você conecte-o na mesma rede em que o computador está, com ou sem fio, e instale no PC o programa PS3 Media Server. Veja como usar o programa, clicando aqui.
O VAIO, notebook da Sony, também possui uma funcionalidade própria que facilita bastante a conexão via DLNA. Trata-se do assistente VAIO Media plus, que procura pelos dispositivos compatíveis sozinho. Clique neste link para assistir a um vídeo que ensina a usar o VAIO.
Conectando a sua TV
Você procurou pelo selo DLNA e encontrou. O próximo passo agora é sincronizar a televisão com o computador desejado. A maioria das TVs que possuem o certificado vêm com um CD, que contém o software usado para fazer a conexão. Insira-o no computador, procure pelo programa e instale-o.
No caso do Windows 7, ele também já possui um assistente que faz a conexão com a sua TV. Digite “streaming” na pesquisa do menu Iniciar e pressione “Enter”. Procure pela televisão e selecione a opção “Permitido”.
)
Alternativamente, você pode usar a versão de testes do iSedora Media Server, um programa genérico usado para os mesmo fins. A garantia de sucesso não é tão grande, mas leia com atenção a análise feita pelo Baixaki e você não terá dificuldades em utilizá-lo.
Lembre-se de que a sua TV precisa estar conectada à mesma rede em que o computador está. Para fazer isso, procure pela saída de rede da TV e conecte-a ao seu roteador. Você ainda pode usar uma conexão wireless, se o seu aparelho tiver suporte para isso.
Algumas televisões ainda oferecem a possibilidade de que você insira um adaptador wireless, para conectá-la ao roteador. A Samsung UN55B7000, já analisada pelo Baixaki, por exemplo, possui essa opção, como mostra a imagem abaixo.
)
Executando as mídias
O PC e a TV (ou o PlayStation 3) estão conectados e prontos para funcionar. Procure no menu de opções da sua TV pela função “DLNA”. Na TV da Samsung mencionada acima, por exemplo, essa opção é encontrada no menu “Media Play USB / DLNA”.
No programa que você estiver usando no seu PC, você deverá adicionar as mídias que deseja que sejam executadas na TV. Separe-as em pastas organizadas, como “Imagens”, “Vídeos” etc, para não se perder depois. Agora é só acessar os arquivos usando o menu da televisão.
)
Vale lembrar que cada TV possui uma lista de formatos de arquivos com os quais é compatível. Na maioria das vezes, os formatos mais comuns são aceitos, como JPG para imagens e MP3 para músicas, mas é interessante que você confira o manual do produto para informações mais completas.
Dependendo do modelo da sua TV, você ainda será capaz de organizar playlists com as músicas e vídeos e configurar para que imagens sejam exibidas, ao longo do tempo, como em uma apresentação de slides, transformando seu aparelho em um porta-retratos virtual gigante.
.....
Então, o que você achou do nosso artigo? Você foi capaz de acessar seus arquivos multimídia do computador diretamente na sua televisão? Deixe seu comentário no espaço abaixo e relate suas experiências.
)
)
)
)
)
)
)