Eita! Microsoft começa a ir atrás de pirateiros profissionais do Windows 7

1 min de leitura
Imagem de: Eita! Microsoft começa a ir atrás de pirateiros profissionais do Windows 7
Imagem: Pixshark

Sempre que há notícias sobre filmes ou jogos pirateados em larga escala – geralmente com o cálculo de supostos milhões de dólares de prejuízo –, abre-se espaço para um debate sem fim entre defensores dos direitos das companhias e aqueles que alegam que o download ilegal é a única maneira de terem acesso a determinados conteúdos. Porém, quase todos fazem vista grossa para a pirataria envolvendo sistemas operacionais, um item de primeira necessidade para quem usa regularmente PCs.

Ao longo dos seus 29 anos, mesmo a Microsoft teve que aprender a lidar com as cópias falsas de seu popular Windows, independentemente de ser a versão mais atual ou outras antigas, que ainda habita as máquinas mais modestas. Enquanto o usuário comum com seu sistema operacional pirateado não costuma ter muito o que temer – já que a companhia anda tentando atrair esse público para a legalidade ativamente –, empresas que utilizam dezenas ou centenas de licenças do produto podem estar a um fio de sentir a fúria da Gigante de Redmond.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um processo aberto em uma das cortes de Seattle, nos Estados Unidos, indica que a Microsoft está se empenhando para descobrir quem são as pessoas por trás de um IP específico da operadora de telefonia Verizon. De acordo com o texto, o indivíduo – ou indivíduos – que utilizam esse acesso à internet é responsável por piratear um número enorme de cópias do Windows 7. Ao que parece, a Microsoft possui uma ferramenta que analisa bilhões de ativações de seus produtos para chegar aos culpados pela atividade ilegal.

A empresa de tecnologia afirma que os acusados podem ter utilizado centenas e mais centenas de chaves roubadas ou utilizadas além do que sua licença original permite. Além de pedir por medidas imediatas contra os criminosos e pela apreensão de todo material ilegal, a Microsoft exige receber compensações sobre os lucros que teriam com a venda desses softwares, além de indenizações e pagamento dos honorários de seus advogados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.