menu
Logo TecMundo
Software

Dicas do Windows 7: como centralizar os programas na Barra de tarefas

Aprenda a modificar a forma como os aplicativos são exibidos na Área de trabalho.

schedule21/10/2010, às 17:31

Usuários de monitores widescreen geralmente sofrem com muito espaço desperdiçado em suas telas. Como a maioria dos programas e o próprio sistema operacional não são produzidos tendo altas resoluções horizontais em mente, o resultado normalmente são grandes áreas sem informação alguma.

Um truque simples com a Barra de tarefas do Windows 7 é capaz de mudar um pouco esta história e centralizar os atalhos e programas sendo utilizados no momento. Isso, pelo menos, é capaz de dar uma impressão de um aproveitamento de espaço um pouco melhor na Área de trabalho dos usuários.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Barra de tarefas centralizada

Para fazer isso, crie uma nova pasta em qualquer lugar de seu computador, e deixe-a vazia. Clique com o botão direito na Barra de tarefas e selecione a opção “Nova barra de ferramentas”. Selecione o local onde o diretório vazio está localizado.

Selecione a opção indicada

Uma nova barra de ferramentas aparece na lateral inferior direita da tela, com o nome da pasta criada pelo usuário. A seguir, clique novamente com o botão direito sobre a Barra de tarefas e desmarque a opção “Bloquear a barra de ferramentas”. Utilize as guias que aparecem e mova a barra vazia para a esquerda, colocando-a ao lado do Menu Iniciar.

Após isso, os programas do Windows serão movidos para a direita. Utilize as guias para centralizá-la. A seguir, clique com o botão direito sobre a barra de ferramentas vazia e desmarque as opções “Mostrar texto” e “Mostrar título”, deixando-as completamente transparentes. Termine o processo remarcando a opção “Bloquear a barra de tarefas”, fazendo com que as guias desapareçam.

Desmarque as opções de texto para ocultar a barra vazia

Para desfazer o processo, basta clicar novamente com o botão direito na parte inferior da tela e, na opção “Barras de ferramentas”, desmarcar a opção referente ao diretório vazio. Os programas do Windows voltarão a seu local de origem, ao lado do Menu Iniciar.