Poucos sabem que o Windows tem um narrador incorporado, e que, com esse narrador, você pode escrever uma mensagem para que o sistema a recite toda vez que ligar.

É o que você vai aprender neste artigo. Usando somente o bloco de notas, você só precisa escrever a mensagem e então criar um script, que o narrador vai interpretar.

Quando o sistema é inicializado, o texto é lido como se fosse um programa inicializado automaticamente com o sistema.

Vale ressaltar que o narrador do Windows 7 não está disponível em português. Você pode utilizar frases em português, mas a pronúncia delas não será perfeita. O ideal é utilizar uma frase em inglês para melhores resultados.

Este tutorial também serve para o Windows Vista.

Pré-requisitos

  • Windows Vista ou 7;
  • Bloco de notas.

Faça você mesmo

Dentro do bloco de notas, copie o seguinte código:

Dim speaks, speech
speaks="Digite a mensagem aqui"
Set speech=CreateObject("sapi.spvoice")
speech.Speak speaks

Copie este código no Bloco de Notas.

Observação: em caso de erro, observe a mensagem exibida. Ela indica a linha e o caracter errado. Geralmente, as aspas podem dar problema.

Na segunda linha, entre as aspas, digite a mensagem que você quer ouvir. A mensagem deve estar entre aspas obrigatoriamente. Salve o arquivo como documento de texto. Em seguida, você deve renomear a extensão.

Para isso, no Windows Explorer, na pasta onde o arquivo salvo se encontra, clique em "Organizar"-"Opções de pasta e pesquisa". Na aba "Modo de Exibição", procure e desmarque a opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos".

Assim é possível visualizar a extensão, a qual você deve renomear para VBS. Depois de renomeado, você pode dar um duplo clique para conferir a mensagem.

Você pode dar um duplo clique e conferir a mensagem.

Agora você deve copiar o arquivo na pasta de inicialização (startup) do Windows. Uma maneira bem simples é acessar o Menu Iniciar e clicar em "Todos os Programas". Procure a pasta "Inicializar" ou "Startup", clique com o botão direito e em "Abrir".

Acesse a pasta inicializar.

Você também pode abrir o Windows Explorer e seguir o caminho

"C:\Usuários\[usuário]\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Menu Iniciar\Programas\Inicializar\"

Copie o arquivo na pasta Inicializar.

Com o arquivo copiado, a dica é desabilitar o áudio de logon do Windows para evitar que ele seja tocado juntamente com a narração. Para isso, acesse o Painel de Controle, na parte de áudio. Na aba "Sons", desmarque a opção "Tocar som de inicialização do Windows".

Feito isso, reinicie o sistema. A narração deve ser tocada após a tela de logon, juntamente com os programas inicializados nessa hora.

.....

Esperamos que você tenha gostado deste tutorial. Lembre-se de que frases em inglês têm melhor efeito. Divirta-se e até o próximo.

Cupons de desconto TecMundo: