menu
Logo TecMundo
Software

Office 2010: como acessar o Twitter através do Outlook

Aprenda como acessar uma das redes sociais mais populares do mundo sem sair do gerenciador de emails da Microsoft.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule28/09/2010, às 06:49

O Twitter é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, e a cada dia mais brasileiros estão descobrindo suas vantagens. A popularidade do serviço é tanta que foram desenvolvidas inúmeras maneiras de acessá-lo, tanto através do navegador quanto por softwares que operam a partir da própria Área de trabalho.

Com o lançamento da nova versão do Office 2010, surge outra opção para quem gosta de acessar o Twitter de qualquer lugar: o Outlook 2010. Através de algumas configurações simples, o gerenciador de emails se torna uma alternativa de acesso ao site oficial da rede social, dispensando o usuário de abrir uma janela do navegador exclusiva para isso.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Embora este artigo seja focado nos usuários do Windows 7, os procedimentos explicados aqui funcionam de forma semelhante no Windows Vista. Tudo que é preciso é uma cópia do Outlook 2010 instalada, seja ela a versão registrada ou que está em período de avaliação.

Pré-requisitos

Microsoft Outlook 2010

Acesse o Twitter através do Outlook 2010

Para configurar a exibição completa do Twitter através do Outlook 2010, basta seguir os passos abaixo:

1) Selecione o campo “Arquivos de Dados do Outlook”, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Nova Pasta”;

2) Na janela que surge, escolha um nome qualquer para a pasta criada. No exemplo apresentado, optamos por “Twitter” para facilitar a identificação posterior. Clique em “OK” para prosseguir;

3) Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta recém-criada e selecione a opção “Propriedades”;

4) Selecione a aba “Home page” e digite o endereço da rede social (http://www.twitter.com). Lembre-se de deixar marcada o campo “Mostrar home page por padrão para esta pasta” para que o processo de configuração funcione corretamente. Em seguida, clique em “Aplicar” e depois em “OK” para que as mudanças entrem em vigor;

5) Pronto, agora toda vez que a pasta criada for selecionada, será exibido o site do Twitter através do navegador Internet Explorer. Tudo isso dentro do próprio Outlook, dispensando outras janelas abertas. Basta fazer login na rede social para utilizá-la normalmente sem nenhum tipo de restrição.

Embora os passos apresentados no artigo tenham como foco o Twitter, é possível adicionar qualquer site compatível com o Internet Explorer ao Outlook dessa maneira. Assim, é possível reunir de forma rápida e inteligente o acesso às principais redes sociais, sites noticiosos e até mesmo aqueles que possuem jogos - tudo isso através de um só programa com pastas fáceis de organizar.