Como escolher a prioridade entre conexão sem fio e a cabo no Windows

1 min de leitura
Imagem de: Como escolher a prioridade entre conexão sem fio e a cabo no Windows

Neste artigo o Baixaki mostrará os passos necessários para alterar algumas configurações do Windows responsáveis pela escolha entre diferentes conexões disponíveis em um mesmo computador.

Geralmente o Windows realiza um bom trabalho ao escolher entre as opções disponíveis e ativa sempre a melhor, ou seja, não é algo obrigatório a dica a seguir. Porém, há a possibilidade de você, por uma razão qualquer, querer definir a prioridade da escolha de conexões. Por exemplo, há opção entre uma conexão Wi-Fi e uma à cabo, mas a primeira cai o tempo todo: você configura a segunda como prioritária e não enfrenta esse problema.

Visualize as prioridades atuais

Abra o Prompt de Comando do Windows – digite “prompt” no Menu Iniciar – e insira o comando “netstat -rn | more” (sem aspas).

Prompt

Será exibida uma lista com as conexões disponíveis. A coluna mais à esquerda indica sua prioridade e à direita por meio de qual placa ou cartão a conexão é realizada.

Lista

Realize as mudanças

Use o atalho “Windows + R” para abrir o janela “Executar” e digite “ncpa.cpl” para abrir as “Conexões de Rede”.

Executar

Clique com o botão direito sobre a conexão a ter prioridade alterada e selecione “Propriedades”.

Propriedades

Selecione a opção “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique sobre “Propriedades”.

TCP/IPv4

Abra a opção “Avançado”.

Avançado

Finalmente, este é o lugar no qual você pode alterar a prioridade da conexão escolhida. Desmarque a caixa da opção “Métrica automática” e ao lado de “Métrica da interface” insira o número desejado (maior que 1) – use a lista de prioridades vista anteriormente para se guiar.

Altere

Vale ainda ressaltar uma segunda vez: mexa com essas configurações somente caso você esteja com algum problema de verdade, pois não é recomendado alterá-las quando não for estritamente necessário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.