Dicas do Windows 7: como prevenir que outro usuário altere sua própria senha

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como prevenir que outro usuário altere sua própria senha

Evitar usar diariamente a conta do administrador é uma boa regra de segurança. A razão é simples: quem tiver acesso a ela pode fazer de tudo no sistema: configurar hardware, instalar e remover programas, gerenciar usuários e grupos, etc. Por isso, se você pensa em compartilhar o computador com seus amigos e parentes, é aconselhável criar uma conta extra, normal, para eles.

Porém, algumas confusões podem acontecer se mais de uma pessoa usar a mesma conta, por exemplo, a alteração da senha dessa conta coletiva. Se alguém alterá-la e não comunicar aos usuários sobre a modificação, você provavelmente terá que usar os privilégios de administrador para corrigir a situação.

Para evitar esse tipo de contratempo, você pode proibir que o usuário altere a própria senha. Para isso, clique no Menu Iniciar e, no campo de busca, procure pelo aplicativo “lusrmgr.msc”:

Procure pelo lusrmgr.msc e execute-o

Ao executá-lo, clique na opção “Usuários” da seção “Usuários e Grupos Locais (Local)”. Serão listados todos os usuários cadastrados na máquina. Clique então com o botão direito do mouse em cima do usuário que você deseja controlar e, em seguida, selecione “Propriedades”:

Clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades

Na nova janela, você poderá efetuar algumas mudanças para o usuário em questão, como forçá-lo a mudar de senha durante o próximo login ou até desativar a sua conta. Como queremos proibir a configuração de uma nova senha, devemos habilitar a opção “O usuário não pode alterar a senha”. Não se esqueça de clicar no botão “Aplicar” para efetivar as alterações:

Janela de propriedades do usuário

Agora, sempre que o usuário tentar configurar uma nova senha, receberá uma mensagem avisando que isso não será possível:

Agora o usuário não pode mais alterar a própria senha!

Note que este tutorial não funciona com a versão Home Premium do Windows 7 e nem com usuários administradores. Caso precise desfazer as alterações, basta repetir o processo e desmarcar a opção “O usuário não pode alterar a senha”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.