George Lucas - em 1978, quando lançou “Uma  nova esperança” - podia até imaginar, mas certamente não sonhava com a proporção que sua criação tomaria ao longo do tempo. Uma das obras mais aclamadas da história do cinema, Guerra nas Estrelas até hoje movimenta fãs apaixonados pela saga da família Skywalker.

Para todos os fanáticos o Baixaki preparou este pequeno guia mostrando como transformar seu Windows 7 em uma enorme referência à saga completa de Star Wars. Independente de você ser favorável à trilogia original ou preferir o drama do jovem Anakin, prepare-se para um passeio por Naboo, Tatooine, Coruscant e toda a Borda Externa da galáxia.

Uma nova esperança

Começar a transformação do seu Windows 7 em uma experiência Star Wars é mais fácil do que você imagina. A personalização básica do seu ambiente de trabalho pode ser feita utilizando o Star Wars Windows 7 Theme. Para baixar o tema, basta clicar no botão abaixo:

Star Wars Windows 7 Theme

Depois de instalar o tema, é hora de refinar as alterações, para que a Área de trabalho seja prática, estável, bonita e, principalmente, uma homenagem à saga de Guerra nas Estrelas.

Uma das primeiras alterações a fazer é a mudança da tela de entrada do Windows 7. Para isso, você precisa de um programa como o Windows 7 Logon Screen Editor. Como imagem, você pode usar a marca da saga espacial, obtendo um resultado como este:

Tela de login Star Wars

A ameaça fantasma

Mais cedo ou mais tarde, todo padawan – aquele que treina para se tornar um Cavaleiro Jedi – acaba por enfrentar a decisão que Anakin e Luke encaram de forma tão diferente: render-se ou não ao Lado Negro da Força.

A ordem de lançamento dos filmes da saga Guerra nas Estrelas

Para melhorar ainda mais os resultados da personalização baseada em Star Wars, você também deve decidir qual lado apoia nessa luta histórica do bem contra o mal. Jedi ou Sith? Olhe fundo dentro de si mesmo e perceba qual o seu caminho.

O retorno do Jedi

Aqueles que preferirem manter-se honrados segundo o Conselho Jedi podem optar por qualquer um dos planos de fundo a seguir - ou ainda outros existentes no tema - como base de sua Área de trabalho.

Plano de fundo Jedi   Plano de fundo Jedi

Plano de fundo Jedi   Plano de fundo Jedi

Todas essas imagens fazem parte do Star Wars Windows 7 Theme, então para escolher qual utilizar – ou mesmo para melhorar a seleção de imagens do fundo em slideshow – acesse as preferências de personalização e selecione o comando “Plano de Fundo da área de trabalho”.

Alteração para ícones JediDepois de definir seu plano de fundo, que tal alterar também a visualização de pastas e atalhos do desktop?

Para alterar os ícones da Lixeira, do atalho para o Computador e para seu HD, você deve – ainda na janela de personalização – acessar, na coluna esquerda, o controle “Alterar ícones da área de trabalho”. Também serão necessários as iamgens, que você encontra em dois pacotes aqui no Baixaki: Star Wars 5 Icon Pack e Star Wars Icons.

Como o caminho trilhado é o do Código Jedi, não serão usados – aqui – os ícones relativos à Estrela da Morte ou a Darth Vader. Por isso, preferiu-se aplicar os de R2-D2 para o Computador, de um oficial clone para o disco rígido, o starfighter de Anakin para a Lixeira vazia (e a nave de Obi-Wan para quando houver arquivos excluídos) e uma nave Naboo para o ícone da Rede.

Para pastas importantes, é possível utilizar os outros ícones dos oficiais clones, usando as cores de cada um para diferenciar os diretórios.

Ao final deste processo, você terá sua área de trabalho parecida com a vista abaixo:

Área de trabalho de um Cavaleiro Jedi

A vingança dos Sith

Já os partidários dos Sith também encontram uma grande variedade de opções de fundos igualmente belos e representativos de sua opção, como você vê abaixo.

Plano de fundo Sith   Plano de fundo Sith

Plano de fundo Sith   Plano de fundo Sith

Assim como os Jedi, o próximo passo é alterar os ícones, e – como se espera do Lado Negro - a escolha das imagens é bem mais fácil. Para isso, os passos são os mesmos da alteração Jedi.

A Estrela da Morte é a escolha óbvia para o computador, enquanto Darth Vader, também conhecido como Anakin Skywalker, assume a posição do HD.

A Lixeira pode ser substituída pelos sabres de luz vermelhos. Apenas um sabre para quando está vazia, e duas espadas cruzadas para quando estiver cheia. Para as pastas, nada mais indicado do que o capacete de um stormtrooper, soldado sucessor dos clones. O resultado final você confere a seguir:

Área de trabalho de um Lorde Sith

As guerras clônicas

Mesmo com as duas principais facções da saga Star Wars sendo bem claras – Jedi e Sith – ainda existem vários personagens que não se encaixam em nenhuma das duas filosofias. Desses, os mais famosos são, com certeza, os caçadores de recompensa.

Representados principalmente por Jango Fett e seu “filho-clone” Boba Fett nas trilogias, os caçadores de recompensa trabalharam contra ou a favor dos Lordes Sith, dependendo da ocasião. Confira abaixo algumas das melhores opções de planos de fundo retratando os caçadores – ou os locais onde eles se encontravam - para o seu desktop.

Paisagens do universo Star Wars para o plano de fundo de um caçador de recompensas   As cidades são redutos de caçadores de recompensas

Jango Fett   Boba Fett

Uma das grandes dificuldades nesse caso é encontrar ícones tão interes-antes e variados quanto os das principais facções. Porém, como os caçadores foram utilizados principalmente pelas forças imperiais na trilogia original, imagens do Lado Negro da Força também combinam com essa configuração.

Assim, só troque os ícones do computador e do HD para os capacetes de Boba Fett e do caçador genérico. Para as pastas é possível utilizar as naves – exceto o X-Wing – sem complicações, enquanto para a Lixeira optou-se por utilizar o robô R2-D2, como você vê na próxima imagem:

O desktop de um caçador de recompensas

Midi-chlorians

Segundo Obi-Wan Kenobi, midi-chlorians são formas de vida microscópi-cas que habitam o interior das células de todos os seres vivos, ligando-os à Força. Sem essas simbiontes, Jedis e Sith não existiriam, mas não é possível a ninguém ver as criaturas, apenas senti-las através da Força.

Da mesma forma, várias opções de personalização só são percebidas após algo acontecer, ou então se mantêm em segundo plano, como é o caso dos efeitos sonoros e de algumas imagens de sistema.

Som galácticoCruzador diplomático Naboo

Qualquer físico vai dizer que é impossível ouvir qualquer barulho no espaço, mas felizmente no seu computador o som é algo não só essencial, como fácil de personalizar, como você descobre neste artigo do Baixaki.

Para facilitar, este arquivo reúne uma série de arquivos MP3 e WAV com recortes de áudio dos filmes. As citações de diversos personagens – Sith ou Jedi – podem ser usadas em diversos eventos do seu computador, bem como efeitos sonoros do filme.

Os arquivos já estão nomeados corretamente, então basta seguir as instruções do artigo mencionado acima e fazer a sua escolha entre Sith ou Jedi. Para os caçadores de recompensa – como não existem tantas fontes de áudio dessa facção – o ideal é misturar efeitos de ambos os lados de Guerra nas Estrelas.

Cavaleiros e Lordes

Jedi ou Sith, caçador de recompensa ou stormtrooper, de qualquer ma-neira você precisará de uma imagem de usuário digna de todo o trabalho feito até aqui para caracterizar seu computador.

Seleção de algumas imagens de usuário disponíveis no pacote

Para aprender melhor como alterar esses símbolos no Windows 7, consulte este artigo. Para facilitar, o Baixaki já preparou um pacote com algumas imagens do universo de Star Wars no formato e tamanho correto. Outra alteração válida é a utilização de algum protetor de tela, como o Revenge of the Sith Screensaver.

Que a Força esteja com você... Sempre!

Cupons de desconto TecMundo: