Dicas do Windows 7: como incluir uma mensagem de texto durante a inicialização do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como incluir uma mensagem de texto durante a inicialização do Windows

Você já precisou deixar um recado para um “colega de computador”? Se você compartilha o computador, mas não o login, como normalmente acontece, quando é necessário deixar uma nota para o outro usuário, com frequência recorremos aos papeizinhos. Não importa o formato (post-it ou bloco de anotações), não é incomum eles se perderem e seu conteúdo sequer chegar ao destinatário.

Outra situação é, quando se tem uma política específica de acesso ou uso de um computador empresarial ou escolar. As vezes é necessário garantir que os usuários conheçam tal situação e o que costuma acontecer é ou alguém constantemente “relembrar” a regra, pois seria impossível manter um lembrete nas mesas para tal assunto.

Embora o recurso não seja largamente utilizado, o Windows possui uma forma de você poder deixar recados para usuários do computador. Esta mensagem é mostrada com um cabeçalho e corpo de texto antes mesmo da tela de login. O fato de ser preciso confirmar no botão “OK” para passar de tela, certamente garante que seu recado será lido.

Abaixo, vamos ensiná-lo como efetuar as configurações necessárias para utilizar o recurso de mensagens disponível no Windows.

Primeiro clique no botão de “Iniciar”. Na barra de execução digite “regedit” e pressione “Enter” para que o Windows inicie o editor de Registros do sistema.

Abrindo o Editor de Registros do Windows

Em seguida, abra o diretório “HKEY_LOCAL_MACHINE”, “Software”, “Microsoft”, “Windows”, “Current Version”, “Policies” e entre em “System”. Ao lado direito da tela do editor, localize a opção “legalnoticecaption” e abra com um clique duplo.

Localizando a entrada necessária para a alteração

No campo “Dados do valor” você deve digitar o texto que deseja colocar como cabeçalho para a mensagem. Para a montagem do exemplo, como você confere na imagem abaixo, digitamos “NZN”. Clique em “OK” para confirmar a operação.

Inserindo o valor para o cabeçalho da mensagem

Então, na mesma janela do editor, abra a opção “legalnoticetext”.

Localizando a chave necessária para a alteração

No campo “Dados do valor”, dessa vez, você deve digitar a mensagem que deseja que seja exibida na tela do computador. Quando tudo estiver conforme desejado, clique no botão “OK” para confirmar a operação e feche o editor de Registros.

Adicionando o valor da mensagem

Pronto! Na próxima vez em que o computador for inicializado sua mensagem e cabeçalho será exibida antes da escolha de usuário para o login (como mostrado na imagem abaixo). Embora o título do artigo remeta ao Windows 7, vale lembrar que essa configuração também é válida para o Vista e é feita exatamente da mesma forma.

Tela com a mensagem definida antes do login de usuário.

Você gostou da nossa dica? Participe deixando sua opinião nos comentários e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.