Dicas do Windows 7: como adicionar programas ao menu de contexto

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como adicionar programas ao menu de contexto

Economizar tempo com bons recursos e atalhos bem posicionados é quase um artigo de luxo para alguns usuários. Como se sabe, a tendência à bagunça é prevista até na química, quando o nível de entropia entre as partículas tem fortes inclinações a ser maior. Então, você não precisa ficar se culpando todos os dias pelo seu desktop não receber prêmios de organização e assim por diante.

Mas, se você é exatamente o oposto da situação descrita acima, também vai gostar do que vamos ensinar neste tutorial. Em vez de contar apenas com os atalhos para o acesso rápido de programas no seu Windows 7, agora você também tem mais uma forma de chegar a eles rapidamente: o seu menu de contexto.

À primeira vista, parece ser uma tarefa complicada de se executar, mas com o auxílio do YourMenu, fica tão fácil quanto ligar o seu computador! Fique atento ao passo a passo logo abaixo!

Pré-requisitos

Antes de qualquer coisa, você precisa ter certeza dos seguintes pontos:

  • Windows 7 (qualquer versão);
  • Descompactador de arquivos (WinRAR ou WinZip);
  • Instalar o YourMenu, baixe pelo botão abaixo:

Clique aqui!

  • Realizar um backup.

Garantias

Como o procedimento a seguir envolve alterações no registro de alguns arquivos do seu computador, nunca é demais ter algumas garantias de que coisas terríveis não aconteçam. Por isso, é extremamente recomendável fazer um ponto de restauração do seu computador. Se você quer aumentar suas garantias, faça um backup dos seus arquivos mais importantes.

Apesar de não apresentar riscos aparentes, é melhor prevenir.

Faça você mesmo!

O primeiro passo é extremamente simples e leva menos de cinco minutos. Logo que o download do YourMenu terminar, descompacte-o com o WinRAR ou WinZip – conforme a sua preferência. Extraia o único arquivo que está lá e prepare-se para começar a instalação.

Assim que a janela aparecer, prossiga normalmente, seguindo as orientações do assistente de instalação. Quando o YourMenu já estiver instalado, é hora de começar a explorar a interface do software.

Ao todo, você tem duas opções bastante claras de adição de programas ao seu menu de contexto. Observe que a opção “Single” vai adicionar apenas um software, fora de uma pasta. Use esta alternativa apenas se você desejar acrescentar aplicativos individualmente.

Siga os passos!

A segunda opção, “Cascading”, adiciona um outro menu com nome e várias opções abrigadas na pasta criada no seu menu de contexto. Esta alternativa é ideal para quando é necessário criar grupos de programas como editores de imagem, ou então players de mídias diferentes.

Independente da opção que você escolher, o processo de adição de softwares neste sistema é válido para ambas. Primeiro, insira um nome para o aplicativo. Pode ser o que o desenvolvedor escolheu ou, então, se você preferir, escolha uma abreviação. Em seguida, clique no campo em branco na coluna direita.

Ao fazer isso, você tem a janela para selecionar o local onde o arquivo principal está. Determine o local correto e, se tiver optado pelo menu em cascata, adicione os outros elementos deste grupo. Basta repetir a operação quantas vezes for necessário.

Quando você terminar, clique no botão “Generate REG file” (Gerar arquivo REG).  Isso faz com que uma janela de salvamento de arquivo surja na sua tela. Determine o local onde você deseja armazenar o arquivo REG e clique duas vezes sobre ele para ativar a opção.

Clique duas vezes para ativar!

Vai ser necessário confirmar a ação. Por isso, clique em “Sim” quando um aviso do Windows aparecer na sua tela. Depois de ter passado por isso, experimente clicar com o botão direito do seu mouse. Veja que as suas alterações já foram adicionadas ao menu.

Pronto! Você tem seu menu de contexto personalizado!

Pronto! Agora seus programas já foram adicionados ao seu menu de contexto! Assim, fica mais fácil acessá-los sempre que for necessário. Com essa medida, você gasta menos tempo atrás de atalhos e ainda consegue extrair performances superiores da sua experiência de uso!

Até a próxima dica!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.