Aprenda a lidar com o sistema de pastas do Windows

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a lidar com o sistema de pastas do Windows

Uma das maiores dificuldades dos usuários iniciantes em Windows é entender a localização e a estrutura das pastas do sistema operacional. De uma maneira bem simples, tudo funciona em uma espécie de pirâmide, do disco rígido para as pastas mais específicas do sistema.

Na prática é como se você tivesse um arquivo desses de escritório, com algumas gavetas, várias pastas dentro de cada gaveta e assim por diante. No caso do Windows é muito semelhante, como você confere no exemplo abaixo, que mostra as pastas mais utilizadas pelos usuários:

Conhecer essa estrutura é ideal porque a grande maioria dos aplicativos que criam arquivos no PC – músicas, vídeos, downloads – faz uso das pastas principais do sistema. A dica aqui é fuçar bastante em todas elas até que você lembre melhor onde cada diretório fica, o que torna bem mais fácil encontrar seus dados no PC.

Encurte o caminho

No Menu Iniciar – aquele que surge ao clicar no botão do Windows – você confere atalhos para algumas dessas pastas, o que torna ainda mais fácil acessá-las. Uma dica legal nesse mesmo exemplo é criar atalhos para os locais que você mais usa.

O processo consiste em clicar na pasta desejada com o botão direito do mouse e escolher a opção “Enviar para > Área de Trabalho”. Assim todas as suas pastas preferidas podem ser acessadas com apenas dois cliques, diretamente do desktop.

Pastas importantes

Usuários

Nos Windows 7 e Vista, a pasta “Documents and settings” passou a se chamar “Usuários”. Nela você encontra diretórios para todas as contas criadas no seu Windows. Ao acessá-las você confere as pastas padrão para músicas, imagens, vídeos e outros documentos.

Em geral ao ripar músicas, passar imagens para o computador ou realizar downloads, os arquivos vão diretamente para estes locais. Por esse motivo conhecer as pastas é fundamental, assim você sabe exatamente onde procurar os dados.

Arquivos de programas (Program Files)

Aqui é onde praticamente todos os programas instalados no computador são inseridos. Ao acessar esta, você observa que há dezenas de pastas com os nomes dos aplicativos ou de seus desenvolvedores, o que inclui quase tudo o que é necessário para que os programas funcionem.

Sempre que você perder um atalho para um executável é recomendado procurar por ele dentro desta pasta. Outra dica importante é quando os aplicativos não oferecem desinstaladores acessíveis no Painel de Controle. A melhor maneira de encontrá-los é dentro da pasta “Arquivos de programas”, também chamada de “Program Files”.

Windows

Esta pasta é a mais importante do computador, pois nela se encontra toda a estrutura do sistema operacional. É importante que você nunca apague nada dentro dela ou mexa em seus arquivos e pastas, a menos que tenha muito conhecimento na área.

Não deixe de fuçar!

A melhor maneira de conhecer a estrutura de pastas do Windows é fuçar dentro de cada uma delas. Com um pouco de prática e tempo disponível você passa a memorizar onde as pastas e arquivos importantes se encontram, além de aprender a manuseá-las melhor. O Baixaki deu apenas as dicas iniciais para isso, o resto é com você!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.