Dicas do Windows 7: como adicionar idiomas de teclado diferentes

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como adicionar idiomas de teclado diferentes

Você comprou um novo teclado e, para sua surpresa, ele não é exatamente o que está configurado pelo Windows como padrão. Isso era um fato mais comum há alguns anos, especialmente porque era mais comum o sistema adotar como padrão o teclado no idioma inglês. Atualmente, o Windows costuma estabelecer como padrão a linguagem na qual é instalado.

Ainda assim, cada idioma pode ter mais do que um tipo de teclado disponível. Por exemplo, a opção Português (Brasil) possui o padrão ABNT e ABNT 2. O idioma português, possui as opções Português (Brasil) e Português (Portugal). Em alguns casos, há a possibilidade de jogos ou programas  necessitarem de um teclado em outro idioma para seu funcionamento.

Isso pode fazer com que, por vezes, você precise adicionar outros teclados à máquina. Para ajudá-lo, o Baixaki preparou um tutorial de como fazê-lo nos Windows 7 e Vista.

Primeiro, vamos acessar as propriedades do teclado e você pode fazê-lo de duas formas. A primeira delas é acessando o “Menu Iniciar” e “Painel de Controle”. Em seguida, na opção “Relógio, Idioma e Região”, clique em “Alterar os teclados ou outros métodos de entrada”. A outra forma é acessando o “Menu Iniciar”, digitando “idioma” (sem as aspas) na Barra de execução e selecionando "Opções regionais e de idioma”.

À esquerda, pelo Menu Iniciar; à direita pelo Painel de Controle

Independente do método escolhido, uma nova janela é aberta e nela você deve acessar a aba “Teclados e Idiomas”. Feito isso, clique em “Alterar teclados..”

Alterando o teclado

Você pode observar, na aba “Geral”, que a seleção do teclado feita como padrão pelo Windows é efetuada conforme o idioma no qual o sistema encontra-se instalado no computador. Para adicionar um novo teclado, clique em “Adicionar...”

Adicionando novos teclados

Uma nova janela é aberta e nela você deve selecionar o novo teclado. Há inúmeras opções disponíveis, basta encontrar aquela que você quiser ou estiver precisando, expandir a árvore do arquivo (pelo símbolo "+") presente para a opção e marcar a caixa de seleção adequada (alguns idiomas possuem mais do que um tipo de teclado).

Selecionando um teclado na lista

Se você quiser, pode ver o layout do teclado para ter certeza de que é o que você precisa. Para isso, selecione-o na lista e clique em “Visualizar”. Após confirmada a escolha, basta clicar em “Fechar” para voltar à tela anterior.

Visualizando o layout do teclado

Em seguida, confirme a escolha do teclado clicando em “Ok”. Note que agora a opção de teclado já aparece como disponível na janela guia “Geral” e você pode selecioná-lo pela caixa de seleção presente na parte superior da tela.

Alternando pela caixa de seleção

Você pode trocar a ordem de prioridade dos teclados selecionando um deles e clicando no botão “Mover para cima” ou "Mover para baixo".

Movendo na lista

Após configurado e aplicado, também é possível alternar entre os teclados instalados pela Bandeja do sistema ("Systray"), no ícone de teclado.

Alternando teclado pelo atalho na Bandeja do sistema

Pronto! Agora sempre que precisar, o teclado alternativo pode ser facilmente alterado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.