Dicas do Windows 7: conhecendo a função de backup de arquivos própria do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: conhecendo a função de backup de arquivos própria do sistema

Algumas das ferramentas que já acompanham o Windows não são conhecidas por terem o melhor desempenho ou efetuarem sua função de maneira satisfatória. Entre as mais criticadas, está a ferramenta de backups que já acompanha o sistema.

Como fazer backups regularmente é realmente essencial para manter os dados de seu computador seguros, a Microsoft fez melhorias significativas nesta ferramenta para o Windows 7. Um dos destaques é o fato de o backup agora ser inteligente, salvando apenas os dados que foram incluídos ou alterados após a última cópia de segurança efetuada.

Caso haja mais de uma versão de um mesmo arquivo, o aplicativo permite que você escolha qual deve ser recuperada (por padrão, o programa irá restaurar a versão mais recente). Esta ferramenta faz o backup de imagem para a proteção do sistema e de arquivos, para dados (blibliotecas, dados, conteúdo de meus documentos, etc.), com a possibilidade de selecionar apenas algumas pastas para proteção.

Abaixo é explicado como configurar e aproveitar ao máximo a ferramenta e backup já disponibilizada no Windows 7.

Primeiro clique com o botão direito do mouse no drive que você deseja efetuar backup e escolha a opção “Propriedades”.

Propriedades da unidade de armazenamento

Uma nova janela é aberta. Entre na guia “Ferramentas” e clique em “Fazer backup agora”.

Opção para fazer backup

Em seguida, clique em “Configurar backup”.

Opções de configuração

Nesta tela, escolha o local no qual seu backup será criado. Lembre-se de que aparecem apenas discos rígidos e unidades de CD/DVD.  O Windows recomenda que você faça a cópia para uma unidade externa (removível) e, se esta for sua opção, ela deve estar conectada.

Local para armazenamento

Em seguida, você tem que escolher os arquivos para backup. Há duas possibilidades: “deixar o Windows escolher” ou “deixar que eu escolha”. Na primeira opção, o próprio sistema operacional decide quais dados integrarão o backup. Na segunda, uma nova tela é aberta para que você decida o que deve fazer parte da cópia de segurança (recomendada se você quiser proteger apenas alguns poucos arquivos ou pastas).

Escolher o que fará parte do backup

Nesta etapa, uma janela é exibida para que você confira o que foi escolhido e faça alterações caso seja necessário. Para escolher o intervalo de tempo e horário no qual os backups serão efetuados, clique em “Alterar agendamento”. Então, basta clicar em “Salvar configurações e executar backup”.

Verificar se está tudo correto e opções de agendamento

Feito isso, o programa inicia o primeiro backup do sistema, que é o mais demorado. Os próximos serão feitos somente a partir do que foi alterado em seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.