Review: Windows Mobile 6.5 Professional

6 min de leitura
Imagem de: Review: Windows Mobile 6.5 Professional

Há tempos o celular deixou de ser apenas um aparelho para fazer e receber ligações. Depois das mensagens de texto, as funcionalidades e utilidades que os telefones móveis possuem só aumentaram. Tirar fotos, ouvir música, assistir a vídeos e acessar a internet são apenas alguns exemplos das diversas atividades suportadas por um celular.

Para que o computador se transformasse em um verdadeiro computador foi necessário criar também um sistema operacional que rodasse em aparelhos com poder de processamento inferior ao de um computador comum. Surgiram assim as versões de diversos SOs para os celulares, dentre eles o Windows Mobile, da Microsoft.

A equipe do portal Baixaki brincou por alguns dias com a versão 6,5 do Windows Mobile. Assim, apresentamos agora as principais características do sistema e contamos como foi a experiência de utilizar a versão mobile da gigante Microsoft. Confira abaixo o que o sistema pode oferecer e quais suas funcionalidades.

O aparelho utilizado no teste

Embora existam emuladores de sistemas móbile, todos os testes realizados no Windows Mobile 6,5 foram feitos em um aparelho celular com o sistema devidamente instalado. O aparelho em questão é o Samsung Omnia II, que já foi testado pela equipe do Baixaki anteriormente. As configurações básicas dele são:

  • Processador: ARM 1176 800 MHz
  • Memória RAM: 256 MB
  • Espaço de armazenamento: 8 GB - expansíveis até 32 GB.

A análise completa do aparelho pode ser encontrada no artigo “Análise: Samsung Omnia II”. Não deixe de acessar.

Samsung Omnia II

Primeiras impressões do sistema

O salto da Microsoft com o novo sistema operacional é notado logo nos primeiros minutos de utilização. O novo visual é atraente e bem mais simples de utilizar. A primeira grande diferença com a qual o usuário se depara está no Menu Iniciar, que pode ser acessado de duas maneiras distintas.

A primeira delas é através do já conhecido Botão Iniciar, presente no canto superior esquerdo do sistema. Acessando dessa maneira, todos os seus programas favoritos aparecem listados em forma de ícones, assim como no iPhone e no Android.

Outra novidade que certamente agradou aos usuários é a liberdade na personalização do sistema. Além de temas para a tela Hoje, o Windows Mobile 6,5 também permite alterar cores, imagem de fundo, ícones e muito mais. Ideal para quem gosta de um celular estilizado e com uma configuração única.

Total personalização do sistema

Interatividade

O Windows Mobile 6,5 melhorou muito com relação à interação do sistema com o usuário. As famosas canetas, até então um item obrigatório para utilizar os teclados dos smartphones, agora mostram-se apenas um acessório dispensável.

Ícones e botões maiores, assim como o teclado virtual, facilitam muito a vida dos usuários na hora de acessar as funcionalidades e aplicativos do celular. É possível rolar a tela apenas tocando-a tela e arrastando o dedo, muito semelhante com o que o iPhone apresenta.

O teclado também sofreu mudanças consideráveis. As teclas estão maiores, a fim de facilitar a digitação sem a caneta. Para não ocupar muito espaço na tela, o teclado numérico, assim como a maioria dos caracteres especiais, foram colocados em uma tela a parte.

Principais recursos

Embora muitos recursos dependam exclusivamente do aparelho que está sendo utilizado, vale a pena comentar quais são as principais ferramentas para as quais o Windows Mobile 6,5 possui suporte.

Conexões

Esta versão do Windows Mobile é capaz de suportar conexões Wi-Fi, Bluetooth, infravermelho e conexões 2G e 3G.

Áreas de TrabalhoBarra de Widgets

Um recurso interessante que a versão 6,5 do sistema mobile da Microsoft oferece é o suporte para três Áreas de Trabalho distintas. O usuário pode configura-las de modo independente com os gadgets que mais agradarem.

Para ter acesso às Áreas de Trabalho, basta tocar a tela do dispositivo e deslizar o dedo horizontalmente por ela. Um pequeno marcador localizado no topo da tela do dispositivo indica qual dos três ambientes de trabalho você está utilizando.

Barra de Widgets

Uma pequena barra de widgets pode ser encontrada mais à esquerda da tela do sistema. Esta é outra novidade presente no Windows Mobile 6,5 Professional que vem facilitar a vida de seus usuários.

É possível configurar quantos widgets você desejar para que eles sejam exibidos na Área de Trabalho escolhida ou na Barra de Widgets.

Apresentação de imagens

Visualizar imagens e fotos na tela de um celular não é novidade algumas, mas em forma de apresentação e com música de fundo não é qualquer sistema que pode!

Aplicativos

Se existe uma área em que a Microsoft investiu pesado foi nos aplicativos nativos do Windows Mobile 6,5. A maioria dos programas que já estavam presentes nas versões anteriores do sistema foram melhorados e continuam fazendo parte do pacote básico de aplicações.

Diversos outros softwares foram incorporados ao sistema, como clientes para as redes sociais mais famosas, o Windows Live Messenger ou ainda o My Phone, que faz um backup dos dados e configurações para a internet, recuperando ou sincronizando suas configurações quando desejar. Trocar de celular será menos trabalhoso daqui para frente.

Para a internet

É muito raro encontrar sistemas operacionais para celulares sem navegadores ou recursos para a internet. O Windows Mobile 6,5 traz diversas aplicações para que o usuário utilize a web de qualquer lugar.

Entre os navegadores, o escolhido foi o Internet Explorer, sempre presente nos sistemas operacionais da Microsoft. Ele foi remodelado e agora tem suporte para Adobe Flash Lite, garantindo uma navegação mais ampla na internet, ao contrário dos demais SOs que ainda não oferecem esta possibilidade.

Os mensageiros e as redes sociais não poderiam ficar de fora, por isso o Windows Live Messenger clientes para o Twitter, Facebook, My Space e Flickr também estão na lista de aplicativos.

Aplicativos para interagir na internet

Para o escritório

O Windows Mobile 6,5 traz consigo o tradicional pacote do Office para sistemas operacionais portáveis. Ele contém Word, Excel, One Note e PowerPointo, obviamente todos em versão mobile.

Através do aplicativo para sincronização do celular com o computador é possível enviar documentos nos formatos do Microsoft Office 2007 para ler no aparelho, sem a necessidade de conversão.

Para se divertir

Os aparelhos celulares passaram a ser um centro de diversões, suportando jogos e diversos softwares totalmente voltados para o entretenimento de seus usuários.

Os jogos presentes no Windows Mobile 6,5, nativamente, são: Solitário – também conhecido como Paciência –, Jogo de Dados e Bubble Breaker. A única novidade nessa área é a melhoria dos gráficos.

Ainda constam na lista de entretenimento aplicativos para sintonizar rádio FM, um excelente editor de vídeo, o Windows Media Player para reprodução de vídeos e arquivos de música e um gravador de voz.

Programas para diversão

Desempenho

O Windows Mobile 6,5 mostrou-se estável com a instalação de aplicativos dos mais variados tipos, desde jogos até softwares para interagir na internet. Algumas ressalvas, no entanto, devem ser feitas.

Após a inicialização do dispositivo o sistema operacional demonstrava lentidão, voltando à normalidade depois de alguns minutos. O mesmo aconteceu com o Internet Explorer.

Ainda há o que melhorar no que diz respeito à recuperação de erros do sistema, mas a utilização do SO de uma maneira geral é muito boa.

Considerações finais

Gostamos do que o Windows Mobile 6,5 apresentou durante os testes. O sistema é bem estável e aceitou vários aplicativos destinados às versões anteriores. A interatividade sofreu melhoras mais do que significativas, com várias facilidades voltadas aos usuário final.

Teclado do sistemaFerramentas como o editor de vídeos e a apresentação de imagens com música fazem a diferença na apresentação do sistema. Além disso, o suporte para conexões de vários tipos – Bluetooth, wireless e outras – impressiona o usuário e o faz  ver o SO de forma diferente.

Obviamente nem tudo são flores, a falta de suavidade em telas touchscreen resistivas, a ausência de suporte para tecnologia multitouch, na qual você pode dar zoom ou realizar ações com mais de um dedo na tela, e a escassez de softwares disponíveis no Marketplace ainda fazem muita gente pensar duas vezes antes de comprar um aparelho com Windows Mobile.

Entretanto, o sistema está evoluindo e a compatibilidade com aplicativos dedicados às versões anteriores é maior, então problemas como os citados acima tendem a diminuir. O mais importante é que a guerra pelo mercado de sistemas operacionais para celulares está longe de acabar e quem está ganhando até agora somos nós, os consumidores!

Como o Windows Mobile 6,5 Professional já está presente no mercado há alguns meses, é possível que muitos usuários já tenham tido acesso a ele. Por isso, não deixe de contar suas aventuras e dividir a experiência de utilizar um SO mobile da Microsoft. Nós gostamos do resultado apresentado, e você? Não deixe de comentar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.