Dicas do Windows 7: personalize seu desktop

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: personalize seu desktop

Você já deve ter percebido que a aplicação de temas no Windows 7 está mais simples do que nunca. O que talvez não tenha descoberto são as opções para personalizar sua Área de Trabalho. Não se trata de criar um novo visual, hoje você vai aprender a dar aquele toque especial ao seu tema e deixá-lo com sua cara.

Aplicação de temas

Ao contrário das versões anteriores, o Windows 7 permite aplicações de temas de maneira segura e com um único clique. Caso você baixou algum tema, execute o arquivo para que ele seja adicionado à sua biblioteca de preferências visuais.

Personalizar.

Você encontra os temas que instalou e os demais que acompanham o Windows 7 sempre que precisar em sua pasta de personalizações. Para tal, clique com o botão direito do mouse sobre algum espaço vazio da Área de Trabalho e selecione “Personalizar”.

Escolha seu tema.

Entre temas comuns, opções com efeito Aero e de alto contraste, você encontra várias alternativas. Basta clicar em qualquer um para conferir o resultado no mesmo instante. Além da imagem de fundo, essa aplicação modifica as bordas das janelas e o esquema de sons do computador.

Escolha as imagens de fundo

Depois de escolher qualquer tema, você pode personalizar a exibição das imagens de fundo ao selecionar “Plano de Fundo da Área de Trabalho”, onde você encontra as imagens do pacote visual que escolheu. Marque as que deseja ver em seu desktop e desmarque as de que não gostou. Cada imagem em que você clica se adéqua automaticamente ao fundo da tela para que você possa visualizá-la melhor.

Plano de Fundo da Área de Trabalho.

Não é preciso marcar apenas as imagens do seu pacote atual, é possível escolher fotos de qualquer tema e alterná-las. Repare que o Windows troca a imagem dentro de certo intervalo de tempo, mas cabe a você personalizar o contador. Ele pode trocar de imagens em questão de segundos ou apenas uma vez ao dia. De acordo com a foto que você escolher, altere também o posicionamento da imagem para melhorar o resultado final.

Escolha as imagens.

Por definição, os arquivos mostrados são as fotos de todos os temas instalados. Mas nada impede que você localize qualquer imagem do seu computador e personalize as imagens de fundo somente com aquelas pessoais. Não se esqueça de marcar a opção “Aplicar” ao final deste passo, caso contrário as opções serão desfeitas.

Ajuste as preferências finais.

Mude a cor das janelas

Dentro de “Cor da Janela” você muda a tonalidade da borda das janelas e da Barra de Inicialização. Não é preciso aguardar, o resultado acontece em tempo real a cada escolha. Caso as cores presentes não lhe agradem, experimente mixar uma nova cor com as matizes primárias.

Também nesta opção você escolhe se deseja aplicar o efeito de transparência nas janelas e personaliza a intensidade da cor. Mais uma vez, é preciso que você aplique as preferências para que as alterações tenham efeito.

Se preferir, ajuste também a cor das janelas.

A personalização de temas no Windows 7 é completamente segura. Portanto, não tenha medo de testar todas as combinações que sua criatividade ditar. As opções podem ser desfeitas com a mesma facilidade de sua aplicação e não comprometem o funcionamento da máquina.

Para aprender a criar temas, visite também o artigo Dicas do Windows 7: como criar temas. Gostou da dica? Envie sua sugestão para nós.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.