Dicas do Windows 7: como se tornar dono de arquivos e pastas

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como se tornar dono de arquivos e pastas

Desde o Windows Vista os usuários passaram a ter mais problemas com permissões ao lidar com arquivos e pastas. Em muitos casos qualquer mudança mínima exige a permissão do administrador da máquina, mesmo quando os arquivos utilizados são de nossa propriedade.

A função Take Ownership (tornar-se dono) é uma das melhores maneiras de resolver o problema. Ela pode ser aplicada diretamente ao arquivo de sua preferência e dá total liberdade de utilização para o usuário. As dicas apresentadas neste artigo servem para Windows Vista e 7.

Tome conta de tudo

Para tornar-se dono de um arquivo ou pasta, é necessário que você use uma conta com poderes de administrador na hora de configurar os dados pela primeira vez.

O primeiro passo é clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar a opção "Propriedades";

Na janela que surgir, acesse a aba "Segurança" e encontre o botão chamado de "Avançadas";

Dentro da nova etapa, selecione a aba "Proprietário" e clique em "Editar";

Nesta parte você pode escolher qualquer usuário da máquina para atribuir a posse do arquivo ou pasta selecionado;

Caso ele não esteja na lista, clique em "Outros usuários ou grupos" e pesquise pelo nome do usuário desejado. Desta forma você terá todos os direitos sobre o arquivo ou pasta e poderá editá-los livremente.

Muito complicado?

Ao pensar em usuários menos experientes com o processo descrito acima, A Rizone Technologies desenvolveu um aplicativo muito leve e funcional, que realiza o processo automaticamente. Basta instalá-lo para adicionar a função "Take Ownership" ao menu de contexto dos arquivos (clique com o botão direito do mouse). Clique aqui para baixar o programa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.