Como ter um inicializador de programas estiloso no Windows

2 min de leitura
Imagem de: Como ter um inicializador de programas estiloso no Windows

Já reparou como a forma de iniciar aplicativos em sistemas operacionais como o Android e o iOS é prática? Tudo já está ali na tela inicial, e você não precisa abrir menus nem pastas para encontrar o que precisa. Agora, imagine se você pudesse fazer o mesmo com a Área de trabalho do Windows. Seria no mínimo interessante.

Se você gostou da ideia e quer dar uma renovada na interface do seu PC, fique atento para as nossas dicas e aprenda como criar um inicializador de programas no sistema operacional da Microsoft.

Passo 1: instalando um aplicativo específico para a função

Existem vários aplicativos para criar um lançador na sua Área de trabalho. No entanto, o Tecmundo recomenda o ViPad, que será usado como  exemplo. Faça o download do programa clicando aqui; Assim, você será redirecionado para o Baixaki e poderá conferir a análise completa e todas as particularidades da ferramenta.

Instale o aplicativo seguindo as instruções do Baixaki. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Logo que o download for concluído, inicie a instalação do ViPad. O processo é bem simples, e dificilmente você encontrará alguma dificuldade. Se surgir algum problema, consulte a descrição do aplicativo no Baixaki.

Passo 2: adicionando programas ao lançador

Quando a instalação for finalizada, o ViPad vai abrir uma janela transparente que segue o esquema de cores que você configurou no Windows 7. Agora, o processo é simples: arraste os ícones ou atalhos de qualquer aplicativo do computador para o seu novo inicializador. Repita esse procedimento com todos os seus programas favoritos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso o lançador fique muito lotado, você pode redimensioná-lo arrastando as bordas com o cursor do mouse. O processo é o mesmo utilizado para as demais janelas do sistema

Passo 3: organizando o inicializador de programas

A finalidade do ViPad é deixar os seus aplicativos mais acessíveis. No entanto, essa ferramenta não serve para nada se você não a mantiver organizada. No topo do seu novo inicializador, clique o ícone “+”. Fazendo isso, você cria uma nova aba no lançador. Agora, é possível determinar um novo nome para ela e colocar nessa parte somente programas relacionados entre si ou de uso comum.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 4: configure o ViPad

Se o tamanho dos ícones ou o aspecto da janela do seu novo lançador não ficaram do jeito que você queria, dê uma olhada nas configurações do aplicativo e deixe tudo personalizado. Para acessar a guia de opções do ViPad, dê um clique duplo em alguma espaço vazio da janela com o botão direito do mouse.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a guia de opções do aplicativo será aberta. Nela, é possível alterar o tamanho dos ícones e definir algumas propriedades do seu lançador. Você consegue fazer com que ele inicie junto com o Windows, fique sempre visível ou seja recolhido depois de utilizado, entre outras funções.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.