Windows 7 com programas para XP sem problemas de compatibilidade

2 min de leitura
Imagem de: Windows 7 com programas para XP sem problemas de compatibilidade

A Microsoft costuma esbarrar com problemas de compatibilidade sempre que uma nova versão do Windows é lançada. Muitos programas que os usuários têm hábito de usar apresentam problemas em versões mais recentes do Windows, e até mesmo não são executados em alguns casos. Com o Windows 7 não foi diferente. Até agora, mesmo com o sucesso da interface e com todas as novidades, os usuários do Windows XP ainda não fizeram a troca em larga escala com medo de adquirir uma plataforma compatível com poucos aplicativos.

Para resolver de vez esse problema, a Microsoft acaba de anunciar o XP Mode para o Windows 7. Nada mais é do que uma máquina virtual capaz de emular o Windows XP para que qualquer aplicativo seja utilizado sem nenhum problema.

Como funciona

O XP Mode (ou XPM) adiciona uma espécie de camada de compatibilidade de aplicativos, mantendo tudo que é executado como se fosse parte da área de trabalho do Windows 7. Isso significa que não é necessário alterar a plataforma ou executar um aplicativo para poder ativar esse modo. Isso é possível porque qualquer aplicativo instalado dentro do ambiente virtual do Windows XP é publicado no host do Windows 7, sendo disponibilizado normalmente através de um atalho no Menu Iniciar.

Na prática, isso significa que é possível utilizar o mesmo programa, em versões diferentes, simultaneamente. O programa executado com compatibilidade para o Windows XP é indicado facilmente, uma vez que ele mantém botões e ícones originais.

Um recurso muito interessante é a possibilidade de interação. Mesmo que dois programas sejam executados em sistemas diferentes, é possível arrastar arquivos de um para outro sem problemas.

Repare como dois programas de versões diferentes têm suas características originais.

O XPM foi desenvolvido com a base do Mircosoft Virtual PC 7, a próxima geração deste aplicativo capaz de executar outras versões do Windows sem a necessidade de partições no disco rígido. Ele consiste basicamente no ambiente do Virtual PC com uma cópia do Windows XP já com o Service Pack 3 incluso.

Além de usuários domésticos, este é um componente que também ajudará muitas empresas, que ganharão uma plataforma segura para migrar o sistema sem nenhum medo.

Versões compatíveis e outras exigências

O Windows XP Mode vai ser disponibilizado gratuitamente para os usuários das versões Professional, Enterprise e Ultimate do Windows 7. O download deverá ser feito através da página da Microsoft.

Importante ressaltar que é necessário ter um processador que suporte a tecnologia de virtualização processada por hardware, ou seja, a tecnologia que permite a execução de dois sistemas, um dentro do outro, simultaneamente.

Vai vingar?

A Microsoft se antecipa para não ter problemas com a aceitação do Windows 7.O XP Mode é uma tentativa clara da Microsoft para eliminar ou amenizar os problemas de compatibilidade que condenaram a boa recepção dos usuários ao Windows Vista. É uma ótima antecipação da Microsoft. A eficiência do sistema só será comprovada com seu extenso uso. De antemão, a Microsoft ganha pontos por não deixar uma falha crônica se repetir.

A criação do XP Mode somente para o Windows 7 – e não para o Vista – também indica que o Vista pode deixar de ter o foco da gigante de Bill Gates. A própria antecipação do lançamento do Windows 7 era um indicativo dessa tendência, agora é praticamente certa a condenação do Vista.

E você, caro usuário, o que achou deste componente? Você está mais seguro para atualizar seu Windows? Não deixe de postar sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.