Como personalizar a Área de trabalho do Windows 7 - Parte 2 [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como personalizar a Área de trabalho do Windows 7 - Parte 2 [vídeo]

Você já viu no Tecmundo um tutorial com dicas básicas de personalização da Área de trabalho do Windows 7. Dando sequência a essas dicas para quem ainda não tem familiaridade com o sistema, vamos mostrar mais detalhes que você pode mudar para deixar o Windows 7 com a sua cara. Você vai conhecer também recursos Aero para organizar janelas com muito mais facilidade.

Alterar o papel de parede

Vamos começar com o “Plano de fundo da Área de trabalho”, ou “Papel de parede” se você preferir. Qualquer imagem que você tenha pode virar um papel de parede. Selecione o arquivo, clique com o botão direito sobre ela e em “Definir como plano de fundo da área de trabalho”.

Instalar e alterar temas

As edições Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate do Windows 7 já vêm com uma série de temas, cada um com papeis de parede que são trocados automaticamente de acordo com as configurações do tema escolhido.

Para escolher um tema, clique com o botão direito sobre a Área de trabalho e em “Personalizar”.

Nessa janela, você vê quais temas estão disponíveis para instalação. As opções variam de acordo com a versão e a região do Windows. Você só precisa clicar uma vez no tema desejado para aplicá-lo. A imagem de fundo muda na hora, assim como a cor das bordas e os sons.

Temas disponíveis para instalação.

Aero Snap

Uma maneira rápida e divertida de redimensionar as janelas abertas do Windows 7 é através do Aero Snap. Com ele, você só precisa arrastar qualquer janela para as bordas da tela. Se você arrastá-la para qualquer um dos lados, a janela é expandida verticalmente. Faça isso com outra janela para o outro lado, e você tem as duas uma junto a outra em segundos. É um recurso ótimo para quem quer comparar produtos em sites de compras, por exemplo.

Duas janelas lado a lado.

Já se você arrastar até a parte de cima da tela, a janela fica em tela cheia.

Aero Peek

Outro recurso para organizar janelas é o Aero Peek. Na extremidade direita da Barra de tarefas, há um pequeno retângulo. Você deixa o cursor do mouse sobre ele e as janelas ativas na hora ficam transparentes, o que permite dar uma espiada na Área de trabalho.

Se você clicar no retângulo, todas as janelas são minimizadas. Outra maneira de usar o Peek é apontar para a miniatura dela na Barra de tarefas. Deixe o cursor do mouse sobre a miniatura e ela será destacada das demais.

Aero Shake

Se você se atrapalha com tantas janelas abertas na Área de trabalho, que tal dar uma chacoalhada para organizar? Isso é possível com o Aero Shake. Clique na janela desejada pela parte de cima e chacoalhe. Todas as outras janelas são minimizadas. Chacoalhe de novo, e elas voltam como estavam antes.

Assim como os temas, o Snap, o Peek e o Shake também são recurso das edições Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate do Windows 7.

Para mais dicas em vídeo, fique ligado neste endereço: www.microsoft.com/brasil/win7!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.