Windows 10: como desabilitar o sensor WiFi e gerenciar redes compartilhadas

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como desabilitar o sensor WiFi e gerenciar redes compartilhadas

O gerenciamento das opções de compartilhamento de conexões WiFi é um recurso familiar a usuários do Windows para mobiles. O recurso, agora disponível também no Windows 10 para notebooks, permite que redes privadas sem fio sejam usadas por amigos conectados via Facebook, Outlook e Skype.

Enquanto o envio de informações a computadores ou celulares alternativos pode agradar internautas que buscam uma solução prática de integração, dados pessoais (como senhas) podem ficar, em última análise, suscetíveis a ataques. Vale lembrar, contudo, que, conforme esclarece a própria fabricante do Windows, “o password é armazenado pelo banco de dados da Microsoft, em um formato criptografado, que ninguém pode hackear” (saiba mais sobre segurança online aqui).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, você vai aprender a desabilitar o sensor WiFi do seu PC portátil. Selecionar os serviços que podem funcionar como “ponte” ao compartilhamento do sinal de internet sem fio é também possível. Veja como é fácil administrar o recurso.

Gerencie o compartilhamento do sinal WiFi

Abra o Menu Iniciar por meio da tecla “Win” ou clique sobre o ícone do Windows localizado à esquerda da Barra de tarefas. 

Acesse então a opção “Rede e internet” e selecione o campo “WiFi”. 

Em “Gerenciar configurações de WiFi”, as preferências do sensor poderão ser, por fim, ajustadas. Mas atenção: este recurso conecta hotspots sem fio a contatos compartilhados e ativa também o serviço de localização. Ao desativar a chave “Conectar a hotspots abertos sugeridos”, nenhum contato conectado via Facebook, Skype ou Outlook poderá acessar sua rede WiFi.

Deseja fazer com que apenas alguns amigos possam compartilhar seu sinal? Pois então selecione as redes sociais exibidas pela página e gerencie, assim, as suas conexões.

Segurança

A conexão temporária a hotspots não seguros pode ser também desativada por meio da interface de gerenciamento WiFi. Acesse o campo “Serviços WiFi” e clique sobre as redes desconhecidas listadas para gerenciar cada uma delas.

...

Você percebeu melhorias de desempenho em seu notebook após a instalação do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.