A estratégia da Microsoft para o primeiro ano de lançamento do Windows 10 acabou atraindo a atenção de muita gente que utilizava versões anteriores do produto, que não perderam tempo em pular para o novo sistema sem gastar um tostão. Porém, nem tudo nessa brincadeira é de graça. Se você estiver de olho em um programa para reproduzir DVDs que seja compatível com a plataforma, por exemplo, e quiser utilizar uma solução oficial da empresa, é melhor preparar o bolso, já que o Windows DVD Player não sai por menos de R$ 37,50.

Depois da notícia que os usuários precisariam pagar uma taxa mensal ou anual para curtir jogos clássicos como FreeCell e Paciência sem irritantes banners no novo Windows, nem é uma surpresa tão grande que haja uma cobrança pelo player da companhia. Felizmente, nem todo mundo vai precisar abrir a carteira para utilizar o app. Se você for um dos sortudos fazendo o upgrade em um PC que rodava o Windows 7 ou Windows 8/8.1 com Media Center, dá para baixar o item sem nenhum custo, direto da Microsoft Store ou pelo Windows Update.

Na verdade, se você fizer parte do time que não quer separar uma parte do orçamento para um tocador desse tipo, o Windows DVD Player não vai fazer tanta falta assim. Em primeiro lugar, o programa só toca discos DVD e ponto final, o que quer dizer que, se o usuário quiser assistir a um filme em Blu-ray ou qualquer vídeo encodeado nos formatos mais populares, vai ficar na mão com o produto da Microsoft. Outro ponto é que não faltam opções gratuitas e muito mais encorpadas para ocupar a vaga de player padrão na sua máquina.

Conferindo a seção de Players de Vídeo no site do Baixaki, por exemplo, dá para escolher e testar centenas de softwares diferentes para a função, com muito deles já rodando sem problemas no Windows 10, enquanto outros se preparam para ser atualizados. Itens populares como VLC Media Player, Media Player Classic - Home Cinema, BSPlayer e SMPlayer devem dar conta de todas as suas necessidades com reprodução de conteúdo multimídia e ainda permitem que você economize uma graninha.

Pretende deixar uma grana com a Microsoft para utilizar o Windows DVD Player? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: