File Explorer no Windows 10: como acessar pastas do sistema em seu celular

1 min de leitura
Imagem de: File Explorer no Windows 10: como acessar pastas do sistema em seu celular
Avatar do autor

Acessar os arquivos do sistema em um mobile com Windows 10 agora é possível. O aplicativo File Explorer foi reformulado e passou a permitir aparentemente "sem querer" a exploração das pastas do OS de forma autônoma, sem uso de extensão adicional alguma. A novidade pode não ter sido “intencional” – é que a Microsoft não detalhou a forma de acesso ao sistema via File Explorer; é provável, assim, que o recurso seja fruto de uma falha.

De qualquer modo, acessar o espaço em que, por exemplo, extensões de interface ficam armazenadas exige não mais que poucos comandos por parte do usuário. Saiba como usar o File Explorer por meio das instruções listadas a seguir; assista, acima, ao vídeo publicado pelo canal Windows Hive e veja na prática como a ferramenta funciona.

Navegue normalmente

Abra o aplicativo File Explorer e clique em “This Device” (“Este Dispositivo”) para consultar os dados de seu aparelho da forma tradicional. No menu principal, a opção “Removable Disk (D:)” (“Disco Removível”) ainda exibe os arquivos armazenados pelo cartão de memória.

Acesso ao sistema através da ferramenta "Buscar"

O segredo está na ferramenta de pesquisa de File Explorer: ao abrir uma extensão através do recurso “lupa” ("busca"), o diretório principal do sistema passa a ser exibido como “MainOS (C:)”. Basta então tocar sobre o endereço do diretório exibido pela aba superior do app e abrir qualquer pasta do sistema.

É possível editar os arquivos?

É importante destacar que, apesar de ser possível explorar a “raiz” do software, os arquivos não podem ser deletados, renomeados ou movidos. As propriedades deles, porém, podem ser consultadas. Copiar uma extensão e colá-la em outra partição é também outra operação permitida.

Não se sabe ainda se a exploração dos arquivos do sistema é um recurso nativo do File Explorer. Fato é que a possibilidade pode se mostrar útil a usuários avançados de softwares que desejam consultar as propriedades de certos arquivos ou até mesmo copiar alguns deles para outras pastas. 

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
File Explorer no Windows 10: como acessar pastas do sistema em seu celular