Nova build do Windows 10 muda ícones, melhora Cortana e muito mais

1 min de leitura
Imagem de: Nova build do Windows 10 muda ícones, melhora Cortana e muito mais
Imagem: Blogging Windows/

A Microsoft anunciou oficialmente a disponibilização de uma nova build do Windows 10 para desenvolvedores e parceiros. Trata-se da 10130, que adiciona uma série de novos recursos e aprimora outros já existentes.

Nenhuma das alterações é realmente radical, mas as várias mudanças indicam que o sistema operacional ganha gradativamernte uma forma mais fechada. Para começar, os ícones foram repaginados em relação à lista divulgada em uma build anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A empresa alega que eles são "mais consistentes e coesos com a experiência" dos produtos da empresa e apresentam modernidade e leveza, ao mesmo tempo em que flertam com tipografia e iconografia. Os ícones de apps mobile e desktop serão mais parecidos para que você tenha maior familiaridade ao procurá-los em diferntes plataformas.

Cortana e Edge

A assistente pessoal Cortana ganhou um atalho no teclado para acesso rápido: basta pressionar a tecla "Win" (a logo do Windows em vários teclados) e "C".

Já o navegador Microsoft Edge (que ainda se chama Spartan na build) recebeu a opção de fixar ou desfixar certas opções nos menus, como "Favoritos", "Cortana", "Lista de leitura" e outros. A visualização de arquivos agora está aprimorada para diferentes telas e a tela cheia, que estava bugada, agora funciona em sites como o YouTube.

Menu Iniciar e Barra de Tarefas

Na 10130, é possível personalizar totalmente a experiência do Menu Iniciar. Basta acessar Configurações > Personalização > Iniciar. As mudanças incluem mostrar ou não conteúdos sugeridos, guardar apps recentemente abertos ali, usar o menu em tela cheia e fazer uma lista customizável de itens.

A Barra de tarefas também recebeu uma novidade. Clicar com o botão direito no "Explorador de Arquivos" (caso ele esteja fixado lá) faz abrir uma nova interface, mais próxima em visual e funcionalidade do resto do Windows 10.

Mais adições

A opção para imprimir um documento direto no formato PDF finalmente virou uma função-padrão. Para acessá-la, basta selecionar a impressão tradicional, mas clicar em "Microsoft Print to PDF" em vez do botão tradicional.

Os Virtual Desktops também receberam alterações nas configurações com base nos dados e relatórios enviados pelos usuários.

Vale lembrar que essa é uma versão prévia e, portanto, sujeita a bugs e limitações. A própria Microsoft avisa que alguns problemas já foram encontrados na build 10130.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.