Entenda por que amanhã será o maior evento da Microsoft em 2015

3 min de leitura
Imagem de: Entenda por que amanhã será o maior evento da Microsoft em 2015

O ano de 2015 acabou de começar, mas já temos razões para acreditar que o evento que a Microsoft promoverá amanhã (21), a partir das 15 horas (horário de Brasília), tem tudo para ser o mais importante para a empresa durante todo o ano. O lançamento do Windows 10 deve representar um marco sem precedentes para a companhia: a integração de todos os seus dispositivos em torno de um só sistema.

Além disso, o evento de amanhã não deve se resumir a “apenas” novidades relacionadas a software. O hardware também estará em pauta com o possível anúncio de novos dispositivos híbridos (notebook e tablet) e smartphones (aparelhos da linha Lumia). Até mesmo a Cortana pode ganhar novidades, assim como o Xbox One. Fala-se até em novos jogos para o console.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Windows 10

O principal foco do evento, indiscutivelmente, será o Windows 10, fato que já foi até mesmo confirmado pela Microsoft. O que todos se perguntam é como será feita a integração entre os diferentes dispositivos que a companhia possui. Segundo as primeiras informações veiculadas na imprensa internacional, PCs, tablets, smartphones e até mesmo o Xbox One vão rodar o Windows 10 no futuro.

Por conta disso, as dúvidas recaem nas possíveis funcionalidades que podem surgir por conta dessa união, algo que nessa proporção é até então inédito no mundo da tecnologia. Em teoria, Windows RT e Windows Phone 8.1 deixarão de existir para, juntos, darem lugar ao Windows 10, ambos podendo rodar os mesmos apps a partir de uma loja virtual única.

Xbox One e PC: uma única plataforma

A integração não deve parar por aí. Rodando o mesmo sistema operacional, Windows e Xbox One poderão permitir que o usuário compartilhe até mesmo jogos. Basicamente você poderia comprar um jogo em uma loja única – e daí surge o rumor de que a Microsoft, no futuro, poderia ter interesse de bater de frente com o Steam -, e escolher se deseja jogar no PC ou no Xbox One. Além dos saves, a sincronização incluiria ainda os achievements.

Para que isso seja possível quem deve entrar em cena é o DirectX 12, um dos responsáveis por fazer com que essa possibilidade seja real . há indícios ainda de que a Microsoft possa levar essas funcionalidades para os celulares, ou seja, de alguma forma você poderia rodar jogos de Xbox One em um aparelho da linha Lumia, mais ou menos nos mesmos moldes de streaming que a NVIDIA faz entre suas GPUs e os modelos da linha Shield. Contudo, essa aposta ainda é bastante incerta.

Além de software, novo hardware

Outra expectativa que deve se confirmar é a do lançamento de novos itens de hardware por parte da Microsoft. O primeiro dos produtos que deve dar as caras é o smartphone Lumia 532, cujas informações preliminares já indicaram que ele será um dispositivo "Windows 10 ready”, ou seja, “pronto para receber o Windows 10”.

Outra possibilidade levantada na tarde de hoje é a do lançamento de um novo híbrido, provavelmente um 2 em 1 (notebook e tablet). A ideia desse dispositivo seria mostrar o potencial da nova versão do sistema operacional, revelando suas capacidades para trabalhar tanto em um gadget mobile quanto em um aparelho de mesa.

O IE está morto. Nasce o Spartan

Quem também está com um pé na cova é o Internet Explorer. Porém, isso não significa de forma alguma que a Microsoft deixará de lado a ideia de ter um browser próprio para os seus dispositivos. O substituto atende por enquanto pelo codinome “Spartan” e promete ser mais leve e mais rápido do que o seu antecessor.

Da mesma forma, o Spartan deve funcionar de forma integrada em todas as plataformas, portanto espere um design unificado e recursos capazes de ser ativados com facilidade, independente de qual dispositivo esteja em suas mãos. Por fim, o novo browser pode ser ainda a porta de entrada para a Cortana em outros dispositivos.

E não é só isso...

Como se as novidades que citamos acima já não fossem suficientes para deixar todo mundo curioso para conferir o que a Microsoft planeja para 2015, há rumores ainda que indicam que a empresa pode até mesmo apresentar novos jogos para PC e Xbox One no evento de amanhã. A hipótese é pouco provável, mas de forma alguma deve ser descartada.

O TecMundo fará a cobertura completa do evento amanhã, a partir das 15 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo em vídeo. Depois do evento, faremos ainda uma série de materiais especiais sobre as novidades apresentadas bem como um resumo com tudo o que de mais importante rolar na conferência. Portanto, fique ligado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.