Nova função do Windows 10 quer bloquear seu PC quando você estiver ausente

2 min de leitura
Imagem de: Nova função do Windows 10 quer bloquear seu PC quando você estiver ausente

Já saiu do PC para pegar algo para comer e encontrou de irmão menor brincando no Minecraft no seu lugar? Foi pegar um cafezinho no serviço e os colegas de trabalho mudaram o seu papel de parede para uma imagem de gosto duvidoso? Se você já passou por alguma dessas ou de outras situações parecidas, saiba que a próxima atualização do Windows 10 pode resolver esse problema. Isso porque um novo recurso da plataforma vai bloquear o acesso à sua conta quando você não estiver na frente do computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Chamada de Dynamic Lock, a nova ferramenta de segurança apareceu dentro do menu de “Opções de Entrada” na versão de testes mais recente do sistema operacional da Microsoft. Com isso, os integrantes do programa Insider Preview que baixaram a build 15002 do software puderam brincar um pouco com a novidade nos últimos dias, conferindo se a funcionalidade adicionada realmente consegue detectar a sua ausência para cortar qualquer tipo de interação com o desktop ou notebook.

Função marca presença na build mais recente do Windows 10

Atualmente, é comum que pessoas mais reservadas, executivos cheios de informações confidenciais e outros funcionários de alto escalão do mundo corporativo recorram ao atalho Windows+L para bloquear temporariamente o PC, protegendo todas as informações dentro dele. Porém, como essa é uma ação que requer a atenção e a disciplina do usuário, uma função como a Dynamic Lock pode ajudar a tornar a tarefa mais natural e eliminar qualquer tipo de esquecimento.

É bem provável que ele não trave tudo no segundo que você levantar da cadeira

Ainda não se sabe exatamente como funciona esse sistema, já que ele ainda está em seus estágios iniciais dentro do Windows 10. No entanto, é bem provável que ele não trave tudo no segundo que você levantar da cadeira, uma vez que isso pode acabar interrompendo o ritmo de trabalho de quem precisa alternar constantemente entre duas mesas próximas ou se levantar repetidas vezes para pegar documentos na impressora. Algum tipo de configuração de tempo para bloqueio, por exemplo, poderia ajudar a amenizar esse tipo de situação.

Mais avançado do que se imagina?

Se for baseado no Windows Hello, sistema de bloqueio pode ser bem inteligente

Segundo fontes próximas à empresa de Redmond, o nome do item é diferente dentro da equipe de desenvolvimento e tem chances de ser transportado para a edição final do update: Windows Goodbye. Esse apelido pode, inclusive, indicar uma relação da função com o recurso Windows Hello, permitindo que equipamentos com suporte a essa funcionalidade possam utilizar seus sensores de proximidade ou reconhecimento biométrico tanto para bloquear quando para destravar a conta do PC. E aí, você faria uso dessa ferramenta?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.