Seu Windows 10 está ativado? Veja como é fácil verificar o status do seu PC

1 min de leitura
Imagem de: Seu Windows 10 está ativado? Veja como é fácil verificar o status do seu PC

Mais de 100 milhões de cópias do Windows 10 foram instaladas até outubro de 2015. O número surpreende, é verdade. Mas a nova versão do popular SO deve ainda caminhar aos trancos para que uma base sólida de usuários seja conquistada – nem que, para isso, um insistente ícone de “Baixe agora o Windows 10” tenha de pipocar de hora em hora sobre o relógio do PC (veja como desativar o alerta da atualização nesta página).

Fato é que, apesar de ser possível instalar o Windows 10 sobre cópias piratas do Windows 7 ou Windows 8, versões ilegítimas do software ainda existem. A não ativação do sistema resulta no bloqueio de determinadas funções – empresas que prestam assistência técnica autorizada, também, podem não oferecer serviços de manutenção a quem possui uma cópia ilegal da mais recente versão do Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seu Windows 10 está ativado? Veja como é fácil e rápido verificar o status do software.

Pelo Painel de Controle

Digite “Painel de Controle” na caixa de pesquisas do sistema e clique sobre a opção sugerida pelo Windows. Em seguida, abra a aba “Sistema e Segurança” – se a exibição estiver sendo feita por Categoria.

Por fim, abra o link de “Sistema” e consulte o status da sua máquina ao final da página, em “Ativação do Windows”. Se a mensagem “Windows ativado” aparecer, todas as funções do PC já deverão estar desbloqueadas.

Pelo Menu Iniciar

O acesso às informações do sistema pode ser feito também a partir do Menu Iniciar. Clique com o botão direito sobre o ícone de janela, à esquerda da Barra de tarefas, e então abra a opção “Sistema”. Pronto! As informações de sua máquina também poderão ser consultadas rapidamente.

Meu Windows 10 está desativado. E agora?

O status da ativação do Windows 10 indica a existência ou não de uma cópia original do sistema. Pode ser, ainda, que sua máquina esteja rodando um software “clonado” (já instalado em outro computador), o que não é permitido pelos Termos de Licença para Software da Microsoft. A ativação do sistema pode ser feita de diversas formas e varia de acordo com cada caso.

...

A atualização do seu PC para o Windows 10 foi feita a partir do Windows 7 ou do Windows 8? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.