Com o lançamento oficial do Windows 10 Mobile cada vez mais próximo, fazia algum tempo que a Microsoft não lançava nenhuma nova build da versão móvel de seu sistema operacional. Isso mudou ontem, quando a empresa divulgou que a build 10536 já está disponível para quem está baixando e testando as prévias do W10M.

Além das habituais correções de bugs apresentados nas versões anteriores, a nova build trouxe uma série de novidades para quem passa um bom tempo mexendo nas fotos armazenadas no aparelho ou no OneDrive. Uma nova forma de organização em pastas facilita a visualização de imagens de acordo com o local em que estão salvas, como no serviço em nuvem da Microsoft ou no cartão de memória, por exemplo.

O usuário poderá marcar suas fotos favoritas para encontrá-las mais facilmente, além da velocidade de navegação pela galeria ter sido aumentada. Além da prévia do SO, é necessário também ter a versão mais atual do app de fotos (15.9). Proprietários do Lumia 1020, no entanto, talvez devessem evitar as prévias do W10M, uma vez que nelas o app Lumia Câmera não funciona, o que impede fotos em 41 megapixels ou em formato RAW. O aplicativo só deve voltar quando a versão final do sistema for lançada.

Outra novidade é o modo de uso com apenas uma mão. Introduzido inicialmente apenas nos dispositivos com telas grandes, a Microsoft decidiu ouvir os usuários que queriam a função em aparelhos com visores de tamanho regular. Para ativar o modo, basta segurar o botão Iniciar e a tela desliza para baixo, permitindo a seleção de itens no topo da tela. Repetindo o comando ou tocando na área escura no alto do visor, a imagem “volta para o lugar”, o que também acontece automaticamente depois de alguns segundos.

Quais outras funções você gostaria de ver na versão final do Windows 10 Mobile? Comente no Fórum do TecMundo