Cuidado: bug no Windows 10 Mobile dá acesso a fotos em celular bloqueado

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: bug no Windows 10 Mobile dá acesso a fotos em celular bloqueado
Imagem: Windows Central

Mesmo que o Windows 10 Mobile esteja há um bom tempo em desenvolvimento e continue recebendo atualizações e novos patches para aparar arestas, alguns bugs ainda insistem em marcar presença. O mais recente deles envolve uma forma pouco usual de conseguir acessar todas as fotos armazenadas no smartphone mesmo com ele estando bloqueado.

A descoberta foi feita por um usuário brasileiro da comunidade Windows Insider Brasil e publicada em detalhes pelo site WindowsTeam. Segundo o site, o internauta Wallace Michael utilizou um Lumia 930 e a última build pública da plataforma mobile da Microsoft – versão 10.0.14393.693 – para reproduzir a ação sem a ajuda de qualquer ferramenta externa e sem utilizar o PIN de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como é possível conferir no vídeo acima, o procedimento é bastante simples e pode ser realizado mesmo por pessoas com pouca ou nenhuma intimidade com o sistema operacional. Basta fazer um clique com o celular bloqueado, visualizar a foto, apagar o arquivo e tocar na seta de voltar para retornar ao app da câmera. Até aí, tudo normal, certo? O problema é que a imagem deletada continua no quadro de preview e essa é a receita do bug.

É só tocar no quadrinho, voltar e tocar no thumbnail novamente para que o usuário ganhe acesso completo à galeria de fotos do Windows 10 Mobile. Outro membro do site repetiu o feito em seu Lumia 950 XL e mesmo o recurso Windows Hello não foi páreo para bloquear a artimanha. Felizmente, o bug já foi reportado para a Microsoft e, aparentemente, ele já foi limado da versão mais recente do produto disponível no programa Insider Preview.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.