Conheça a nova ferramenta da Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a nova ferramenta da Wikipédia

A Wikipédia ganhou uma novidade muito útil: a ferramenta de feedback de artigos. Segundo o blog técnico (e oficial) da Wikimedia, o novo recurso servirá para que os leitores possam expressar o nível de satisfação com o conteúdo postado diariamente no portal.

O usuário da Wikipédia avaliará como está a estruturação (organização das ideias e imagens), a abordagem do assunto (se há muitas informações e a veracidade delas), a imparcialidade (o autor deve ser neutro e procurar apenas descrever o assunto, sem opinar) e o nível de gramática (o texto deve estar bem escrito). O sistema coleta notas que variam de 1 a 5 estrelas e após certo número de opiniões é calculada a média do artigo.

O blog oficial informa ainda que a nova ferramenta deve ser útil tanto para os leitores como para os autores, os quais terão mais facilidade para saber quais artigos necessitam de uma revisão e possível alteração. A equipe da Wikimedia promete estar atenta para criar um sistema eficiente, o qual restrinja a avaliação de modo que "espertinhos" que queiram prejudicar os bons artigos não tenham como causar sérios danos ao conteúdo geral da enciclopédia.

Avalie o artigo

Espere! Não saia correndo para usar o recurso, porque ele está em fase de testes e não será implementado nos artigos públicos até o final do ano. Segundo o relato oficial da Wikimedia, a ferramenta de feedback precisa ser testada em um pequeno número de páginas, para melhorar o funcionamento e não acarretar em problemas de velocidade no portal.

Nota: já é possível conferir alguns detalhes sobre a ferramenta de feedback de artigo clicando aqui e também aqui.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.