Imagem de: Nova Wikipédia: criação de livros e impressão de PDFs

Nova Wikipédia: criação de livros e impressão de PDFs

2 min de leitura
Avatar do autor

Como anunciado no artigo “De cara nova: grandes portais da web remodelam suas interfaces” (Clique para acessar), a Wikipédia estreou no dia 5 de abril de 2010 seu novo leiaute. Além de uma grande reestruturação visual, a maior desde que o site foi lançado em janeiro de 2001, novos recursos também foram integrados à enciclopédia livre.

Além de um novo editor, que pretende tornar mais prática e simples a modificação dos artigos, bem como a inserção de novos conteúdos no portal, a Wikipédia conta com alguns novos recursos. Dois deles estão bastante ligados: a criação de livros e a “impressão” em arquivos PDF tendo como base apenas artigos da enciclopédia.

O Portal Baixaki ensina agora a utilizar duas das principais novidades da nova Wikipédia. É tudo muito simples e a tarefa pode ser realizada por qualquer um.

Pré-requisitos

Para usufruir das funções da nova Wikipédia, é preciso ativar a versão Beta. Para isso, você precisa ser cadastrado e estar logado no site. Se você ainda não tem cadastro, clique aqui e preste as informações necessárias e conclua seu registro. Caso já seja registrado, apenas clique aqui para fazer seu login.

Faça você mesmo

Após criar um cadastro e fazer login na Wikipédia, clique sobre o link “Experimente o Beta” no topo da tela. Ao fazer isso, você é levado para uma nova página. Lá deve confirmar a ativação da versão beta do site clicando sobre o botão “Ok, vamos fazê-lo!”.

Confire a ativação da versão Beta

Feito isso, volte a página da Wikipédia para verificar o novo visual e acessar os novos recursos disponíveis na enciclopédia livre.

Criar um livro

Ao acessar qualquer página da Wikipédia você vê novas opções no menu localizado à esquerda da janela. Um dos novos recursos está na seção “Imprimir/exportar” e é o “Criar um livro”. Clique sobre ele e você verá um novo aviso. Confirme-o clicando em “Iniciar o criador de livros” e siga adiante.

Criador de livros

Após ativar a criação de livros, uma nova Barra de ferramentas fica localizada no topo da janela. A partir dali é possível adicionar qualquer artigo ao seu livro clicando em “Adicionar esta página ao seu livro”.

Adicione novos artigos ao seu livro

Inclusive a partir da página visualizada por você é possível adicionar conteúdo ao seu livro. Posicione o cursor do mouse sobre um link da Wikipédia e selecione a opção “Adicionar ao livro a página wiki ligada”.

Mais artigos

Finalizada a seleção dos artigos que farão parte do livro, clique em “Mostrar livro”. Você vê agora um resumo geral do seu livro. Nessa página possível adicionar título e subtítulo à sua obra, bem como criar capítulos e ordenar o conteúdo alfabeticamente.

Gere o livro

É possível imprimir o livro em PDF ou ODT (OpenDocument Text) ou então compartilhá-lo na própria Wikipédia.

Baixe ou compartilhe o livro

Exportar em PDF

Ainda na seção “Imprimir/exportar” você encontra uma nova opção: “Descarregar em PDF”. Ao clicar sobre essa opção a página visualizada é convertida em um arquivo em PDF e disponibilizada para download. Após a conversão, clique em “Transfira o ficheiro” para acessar o novo arquivo.

Exporte em PDF

Se você criou um livro e escolheu a opção de exportá-lo em PDF, a tarefa de conversão funciona do mesmo modo. Essas são duas novas opções da Wikipédia que devem tornar ainda mais útil essa excelente iniciativa.

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Nova Wikipédia: criação de livros e impressão de PDFs