Imagem de: Wikipédia pode ser o primeiro site a ter patrimônio reconhecido pela Unesco

Wikipédia pode ser o primeiro site a ter patrimônio reconhecido pela Unesco

1 min de leitura
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Divulgação/Wikipédia)

Desde ontem (23), uma página alemã da maior enciclopédia gratuita virtual está solicitando assinaturas para uma petição, a qual visa tornar o portal um candidato para a vaga de primeiro patrimônio digital reconhecido pela Unesco. Tal evento é um dos acontecimentos que foram planejados para comemorar os dez anos da Wikipédia.

Uma página especial foi inserida na Wikipédia, para que os usuários possam participar dessa e de mais 17 outras atividades que ainda estão em andamento. Os interessados em apoiar a enciclopédia nessa causa podem acessar a página da petição clicando aqui. É preciso informar nome, sobrenome, email, cidade e país. Quem desejar ainda pode deixar um comentário.

Não há informações sobre quantas assinaturas são necessárias para que o site possa ser um candidato à vaga de patrimônio cultural. Todavia, segundo o site da Unesco, qualquer organização pode se candidatar, desde que seja de valor universal inestimável e atenda a pelo menos um dos dez critérios básicos de seleção.

A ideia da Wikipédia parece ousada e, segundo o jornal New York Times, é a maior aposta da enciclopédia. Apesar disso, muitos acreditam que o portal consiga o título de primeiro patrimônio mundial digital cultural reconhecido pela Unesco, afinal, mais de 18 milhões de artigos em 279 idiomas devem servir como bom argumento.

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Wikipédia pode ser o primeiro site a ter patrimônio reconhecido pela Unesco