Processador gráfico do Wii U poderia gerar imagens para até 4 controles

1 min de leitura
Imagem de: Processador gráfico do Wii U poderia gerar imagens para até 4 controles

Novo controle quer trazer mais interação aos jogos (Fonte da imagem: Divugação/Nintendo)Nintendo demonstrou, em sua conferência na E3, que o Wii U processará imagens em HD (alta definição) que serão exibidas na tela de uma televisão. Ao mesmo tempo, o console transmite imagens em SD (definição padrão) para serem exibidas na tela do controle.

Uma fonte de dentro da AMD, no entanto, afirmou ao site japonês Game Watch que o processador gráfico do novo console da Nintendo tem a capacidade de gerar imagens para até quatro controles simultaneamente. Essa função não estaria sendo utilizada no momento, entretanto, por conta de preocupações com o custo do novo video game.

A AMD já havia anunciado anteriormente que o processador gráfico do Wii U teria a capacidade de processamento simultâneo de imagens. Além disso, a tecnologia Eyefinity (capaz de transmitir imagens para até seis computadores) já é encontrada em algumas das placas de vídeo da companhia.

Caso essa tecnologia seja adotada pela Nintendo, isso pode ser um sinal de que o Wii U poderá ser utilizado com mais de um controle simultaneamente. Fato que responderia a um dos maiores enigmas a respeito do próximo lançamento da “Big N”.

Dados Técnicos

De acordo com as fontes do site Game Watch, o processador gráfico do Wii U é baseado na linha AMD Radeon HD 4000, que utiliza o chip-base RV770. As placas dessa linha foram lançadas comercialmente para computadores entre os anos de 2008 e 2009.

Assumindo que nenhuma das funções da linha Radeon HD 4000 seja removida da placa personalizada do Wii U, o novo console irá oferecer suporte à versão 4.1 do Shader Model (responsável pela aplicação de efeitos gráficos, como iluminação e sombras, sobre texturas). Para efeitos de comparação, o PlayStation 3 e o Xbox 360 trabalham com a versão 3.0 e a última linha produzida pela AMD, a Radeon HD 6000, oferece suporte à versão Model 5.0.

O processador do novo video game da Big N também teria suporte à tecnologia tesselation, responsável pela criação de malhas de polígonos feitas para suavizar texturas, tornando-as ainda mais realistas.

As imagens apresentadas pela Nintendo, entretanto, sugerem que o efeito não foi aplicado nas demonstrações divulgadas criadas pelo console. As informações técnicas do Wii U, no entanto, podem não serem divulgadas oficialmente nunca, como já é tradição da Nintendo.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.