Como colocar senha na sua rede WiFi [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como colocar senha na sua rede WiFi [vídeo]

A internet sem fio está presente na casa de muitas pessoas. Porém, nem todas sabem como proteger a rede WiFi com uma senha. Neste tutorial rápido, vamos ensinar os passos básicos para os leitores de como evitar que outros consigam acessar e roubar a sua conexão.

O primeiro passo é conectar o PC à rede sem fio. Se preferir, reinicie o roteador wireless para suas configurações de fábrica para deixar tudo mais fácil. Depois de conectado, abra o Prompt de Comando do Windows e digite o comando "ipconfig". Essa opção vai listar as configurações de todas as interfaces de rede da máquina.

Procure por "Gateway Padrão" e digite esse número na barra de endereços do navegador. O resultado vai ser a interface de configuração do seu roteador. Para acessar, alguns modelos exigem um usuários e senha. Consolte o manual do produto ou a fabricante para descobrir qual é a sua.

A partir daqui, os passos podem ser um pouco diferentes dependendo do modelo do seu roteador, mas a sequência é essencialmente a mesma. Na página de configuração, procure por opções que tenham as palavras "sem fio" ou "wireless". Se houver subseções, procure por "segurança" ou "configuração manual".

É nessa página que você provavelmente vai encontrar a opção para configurar uma senha. Selecione o modo de segurança de sua rede WiFi – caso queira saber as diferenças, consulte esse nosso artigo –, deixe marcada as opções recomendadas e insira a senha no campo apropriado. Depois, salve as alterações e espere o roteador reiniciar.

Pronto! Agora, para se conectar a rede WiFi, vai ser preciso da senha que você configurou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.