Robôs com "visão de raio X" usam WiFi para criar imagens em duas dimensões

1 min de leitura
Imagem de: Robôs com "visão de raio X" usam WiFi para criar imagens em duas dimensões

Pesquisadores da universidade da Califórnia (Santa Barbara, EUA) estão desenvolvendo um método que poderá colocar fim aos problemas de recepção de sinal WiFi. Mas melhorar a intensidade de conexões sem fio não é a prioridade do projeto: acontece que a aplicação tem se mostrado eficiente também na construção de imagens em duas dimensões.

A partir do emparelhamento de dois robôs, que funcionam como emissor e receptor de ondas WiFi, o sinal wireless pode ser captado mesmo quando emitido através de barreiras. Conforme demonstrado pelo vídeo postado pelos pesquisadores, reproduções relativamente fiéis de imagens de ambientes podem ser geradas pela nova empreitada.

Durante a primeira fase de experimentos, uma edificação quadrada foi construída; os gráficos gerados pelos robôs emparelhados foram reproduzidos de forma clara. Em seguida, os cientistas criaram ambientes mais complexos – demais elementos e até mesmo uma pessoa foram submetidos aos testes. O resultado pode ser conferido no clipe acima.

Vale mencionar que as imagens em duas dimensões não reproduzem exatamente o que se esconde através de paredes. Mas possibilidades frondosas têm se desvelado aos pesquisadores. “As aplicações são entusiasmantes e inimagináveis. Elas podem possibilitar missões de resgate e monitoramento da rotina de pessoas idosas”, comenta a Dra. Yasamin Mostofi, líder do time de pesquisas responsável prelo projeto “X-Ray Vision for Robots”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.