Tecmundo Explica: qual a diferença de Bluetooth para WiFi?

2 min de leitura
Imagem de: Tecmundo Explica: qual a diferença de Bluetooth para WiFi?

Os notebooks, celulares, tablets, computadores de mesa e outros tantos gadgets modernos vêm equipados com as tecnologias Bluetooth e WiFi.

As duas funcionam com ondas de radiofrequência e servem para transmitir dados sem fio, mas você sabe quais são as diferenças entre elas? Neste artigo, vamos comentar sobre as principais utilidades de cada uma e o que as diferencia.

Bluetooth para tarefas simples

  • Alcance teórico: até 100 metros (sem obstáculos)
  • Alcance real: aproximadamente 10 metros (sem obstáculos)
  • Velocidade máxima: 24 Mbps

Se você costuma usar seu smartphone com frequência, já deve ter reparado que a conexão com a internet está atrelada ao uso do adaptador WiFi e que a troca de arquivos com outros aparelhos acontece com o uso do Bluetooth. Pois é, resumidamente, as diferenças entre essas tecnologias consistem nos propósitos básicos de cada uma.

(Fonte da imagem: Reprodução/espacekamal)

O Bluetooth possibilita a troca de dados a curtas distâncias. As principais aplicações são: a conexão com fones de ouvido, teclados e mouses (e outros aparelhos que precisam economizar energia) e, claro, a transferência de arquivos como músicas e imagens.

O Bluetooth é mais lento, mas também é a tecnologia perfeita para a troca de arquivos pequenos em celulares, pois consome pouca energia. Além disso, o uso de headsets e outros acessórios só é possível com o Bluetooth, pois esses periféricos também precisam economizar bateria.

WiFi para redes complexas

  • Alcance teórico: até 70 metros (com obstáculos)
  • Alcance real: aproximadamente 30 metros (com obstáculos)
  • Velocidade máxima: 300 Mbps

A tecnologia WiFi é a evolução da LAN (a rede local que usava cabos), mas, claro, sem o uso de cabos. Com uma conexão wireless do tipo 802.11, você pode conectar seu PC ou celular a uma rede de computadores que geralmente é gerenciada por um roteador.

Quando conectado a uma rede, você pode trocar arquivos com outras máquinas locais e se conectar com servidores da internet. Nem todo mundo usa redes locais, por isso o WiFi é mais usado para conexão com a web.

A tecnologia é eficiente para transmissões de grandes quantidades de dados e em situações em que é necessária alta velocidade. É o caso da navegação na web, do streaming de vídeos para TV e da troca de arquivos em redes.

Trocando os papéis

Na teoria, cada tecnologia tem sua utilidade e não pode realizar as tarefas da outra com eficiência, mas, em alguns casos, uma pode assumir o papel da outra. O Bluetooth do seu celular, por exemplo, pode retransmitir o sinal de internet para um computador com o recurso tethering.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Já a tecnologia WiFi pode mandar arquivos e se comunicar com alguns gadgets sem precisar usar um roteador. Esta é a tecnologia WiFi Direct, a qual transfere arquivos entre dois celulares e envia um sinal de vídeo para uma TV com velocidades surpreendentes.

Para você, qual tecnologia é a mais útil? Você costuma usar o Bluetooth?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.