Para muitas pessoas, o WhatsApp foi a maior invenção depois da energia elétrica. O software se tornou fundamental no cotidiano, mas ele peca um pouco quando o assunto é sossego.

Depois que a polêmica função de verificação de entrega de mensagem foi adicionada ao app, muita gente começou a ficar de saco cheio com as cobranças de respostas dos amigos.

A regra do WhatsApp é bem clara: se tem uma conexão de internet, o app vai se conectar ao servidor e receber mensagens automaticamente. Pois é, infelizmente não há uma opção para ficar offline ou mudar o status para ocupado.

Para a alegria dos usuários do iPhone, a iOS 9 traz uma opção que permite bloquear o acesso à rede de dados para determinados aplicativos — e isso inclui o WhatsApp. Uma vez efetuado tal ajuste, o programa de mensagens não recebe mensagens, o que é um alívio para quem tem muitas conversas de grupos e não quer gastar o pacote de dados. Veja como proceder:

1) Abra o item Ajustes no menu principal do sistema e entre na área “Celular”;

2) Habilite a caixa “Dados Celulares” para garantir que o smartphone possa se conectar à rede de dados móvel;

3) Role a tela até encontrar a lista de aplicativos com tal permissão. Desative o acesso do WhatsApp.

Feito! Agora o aplicativo não vai mais receber mensagens quando você estiver usando a rede 3G ou 4G, mas tudo continuará funcionando normalmente em conexões WiFi. O mesmo tutorial vale para outros aplicativos, então você pode evitar que alguns apps usem dados sem permissão.

Cupons de desconto TecMundo: