A sigla Spam, vem do termo em inglês  “spiced ham” (presunto apimentado), e é utilizada para chamar aquelas mensagens eletrônicas não-solicitada enviadas em massa.

Normalmente, um spam é uma mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, também é utilizado para referir-se a mensagens enviadas por outros meios e situações. Normalmente os spams têm caráter apelativo sendo incômodos e até mesmo inconvenientes e constrangedores.

No Orkut, eles são manifestados em forma de recados, postados com os mais variados tipos de propósito – convites para festas, propagandas, supostas montagens feitas com suas fotos pessoais, entre vários outros tipos.

Imaginando que ninguém gosta destes inconvenientes, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para evitá-los. A mais definitiva, seria por meio do menu de configurações do Orkut  e em “Privacidade”.  Na parte referente a “permitir que o conteúdo seja acessado por”, basta dentro das opções “ver página de recados” e “escrever na página de recados”, selecionar como “apenas meus amigos”.

Configurando sua privacidade!

Esta é uma solução quase definitiva para não receber mais spams, (se algum amigo seu for contaminado por um vírus, você ainda corre o risco de receber spam), porém, restringe sua página de recados de forma que ninguém além de seus amigos poderá deixar recados.

Caso isto não seja desejado, há sempre algumas regras que podem ser seguidas como não enviar seu endereço de e-mail da conta do Orkut em listas, não responder recados vindo de spammers,  e sempre que receber um destes, marcar como spam para que (ao menos desta fonte) eles não sejam mais recebidos. Cabe lembrar que estas dicas podem diminuir o número de spams, mas não eliminá-los.

Spams ao longo da internet

Cupons de desconto TecMundo: