Linja Zax 2.0: a navegação em 3D chega aos portáteis

2 min de leitura
Imagem de: Linja Zax 2.0: a navegação em 3D chega aos portáteis

É cada vez mais comum dispositivos portáteis com suporte para touchscreen. Seja no celular ou em reprodutores multimídia, o ato de interagir com o conteúdo do aparelho utilizando os dedos tem fascinado muitos usuários.

Com novos dispositivos repletos de recursos, inclusive acessar a internet, inicia-se também uma corrida de desenvolvedores em busca de complementos que tornarão mais prática e eficiente a utilização desses aparelhos.

Um desses complementos é o Linja Zax, aplicativo em código aberto que em sua versão 2.0 permitirá aos usuários navegarem em 3D no navegador de seu dispositivo portátil touchscreen.

Pioneiro da navegação touchscreen no Firefox

O Linja Zax original ganhou certa notoriedade no mundo digital por ser o primeiro complemento que visava adaptar o navegador da Mozilla para a navegação em monitores touchscreen. Com ele instalado, o Firefox ganha novos recursos que são ativados pela ponta do dedo: zoom, movimentação e rolagem de tela eram apenas alguns de seus truques.

Assim como no Firefox do computador, no celular o Linja Zax se tornou ainda mais útil, pois com os aparelhos suportando touchscreen, navegar na internet ficou muito mais prático utilizando o dedo. O recurso agradou tanto que já pode ser encontrado nativamente no navegador do N900, da Nokia e é padrão do Fennec, o navegador da Mozilla para portáteis.

Navegação em 3D

Apesar de ainda não ter saído do forno, a segunda versão do Linja Zax já causa bochicho no mundo digital. Isso porque ela promete proporcionar aos usuários uma experiência única de navegação em aplicativos de mapa e páginas da web, integrando recursos de aproximação e afastamento (zoom in e zoom out) e visualização de 50% a mais de conteúdo em uma página.

Assista a um vídeo demonstrativo do Linja Zax 2.0

O pessoal da Linja Projects, desenvolvedores do Linja Zax, aponta que além de útil para visualização de mapas e navegação, o complemento deve servir também para jogos e imagens. Sem dúvida, seu campo de atuação deve se expandir ainda mais no desenrolar do projeto, ainda sem previsão de lançamento.

Contudo, basta pensar que com ele é possível usar o dedo para rolar uma página ou desenhar um círculo na tela para aumentar o zoom (e diminuir com um círculo desenhado no sentido inverso). Além disso, pode-se ainda aumentar o campo de visualização por meio de um movimento feito na tela, tornando mais prática e completa a leitura de páginas diretamente da tela do seu celular.

Uma grande ideia!

Se levarmos em conta o fato de ser cada vez mais comum que aplicativos diversos (jogos, editores de texto e de imagem, sistemas operacionais, etc.) estejam disponíveis na internet, um complemento para navegadores que permite maior manipulação por parte do usuário é algo extremamente positivo.

Depois do sucesso do iPhone, os principais lançamentos das fabricantes de portáteis envolvem algum tipo de tecnologia touchscreen, e também, todos sabem que hoje em dia um celular serve para muito mais do que apenas fazer e receber chamadas, o que abre um mercado vasto e produtivo para aplicativos como o Linja Zax.

Foto: Divulgação

Se casarmos ambos os fatos - crescimento de conteúdo disponível na internet e aumento de portáteis com suporte para internet e touchscreen - complementos como o Linja Zax passam não só a ser interessantes, como essenciais para o aprimoramento da experiência do usuário com navegação por meio de um telefone celular.

Como está em fase de desenvolvimento, o Linja Zax 2.0 ainda não tem previsão de lançamento, mas você já pode dar sua opinião. Escreva em nossos comentários e deixe todos saberem o que você achou deste novo complemento que vem por aí.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.