O que se deve avaliar antes de baixar um software ou clicar em qualquer link?

4 min de leitura
Imagem de: O que se deve avaliar antes de baixar um software ou clicar em qualquer link?

Muitas pessoas utilizam a internet para propagar vírus e enganar os outros, e pior, é muito maior o número daqueles usuários que caem nessas armadilhas e saem prejudicados! Justamente pensando em proteger esses usuários menos experientes que o Baixaki resolveu criar o presente artigo e ensiná-los a usar nosso site de uma melhor maneira.

Manual de Sobrevivência

Não clique sem ter certeza

Muitas vezes acontece de recebermos recados ou emails contendo links ou arquivos anexados, porém nem sempre o remetente sabe que enviou essas coisas! Isso pode acontecer por dois motivos: ou quem enviou é um farsante se passando pelo seu conhecido, ou quem o enviou também foi enganado, passando assim a enviá-lo para outras pessoas sem saber.

Tais links e arquivos provavelmente contêm vírus, ou seja, se você quiser ser odiado por todos e conhecido como “a pessoa que manda vírus”, clique em tudo que aparecer na tela, caso contrário, pergunte para a pessoa se ela realmente enviou a mensagem, pois também há a possibilidade de o link ou arquivo ser verdadeiro.

Em suma, nunca confie cegamente em ninguém e sempre pergunte antes de clicar em qualquer link enviado. Além disso, sempre “passe” um antivírus em qualquer arquivo baixado, pois mesmo que quem enviou esse arquivo confirme seu envio, ele pode vir a estar infectado sem essa pessoa saber!

Dicas bônus: se você não conhece quem lhe enviou as “fotos da festa de ontem”, dificilmente haverá qualquer foto anexada em tal mensagem, principalmente se você não foi a nenhuma festa no dia anterior! Outra coisa, nunca qualquer serviço online pedirá a sua senha, ou seja, qualquer um que a peça via email estará, provavelmente, querendo enganá-lo.

Cuidado!

Bom demais para ser verdade

Todo programa que atinja certo grau de fama invariavelmente ganha uma versão alternativa pirata, criada com o intuito de enganar usuários desavisados. Tais softwares geralmente prometem realizar ações que os programas originais nunca realizariam, tanto por serem ilegais, quanto por violarem a privacidade dos usuários. Por exemplo: um mensageiro capaz de visualizar usuários no status “Invisível” e os usuários que bloquearam o seu endereço de email.

Além dessa, outra coisa também pode vir a acontecer: você baixar um programa supostamente grátis e descobrir uma restrição de 14 dias de uso, ou mesmo que ele possui funções exclusivas para usuários pagantes. Ou seja, é um programa trial (ou shareware) se passando por freeware para tentar conseguir novos compradores.

Em resumo: sempre desconfie de programas que prometem coisas maravilhosas e de programas com descrições vagas em relação a ele ser gratuito ou não. Contudo, se você realmente não conseguir ignorá-lo, procure por ele no Baixaki, pois se você achá-lo, além de ter a certeza de ele ser seguro, poderá saber sua licença (se é grátis ou não) e as suas possíveis restrições de uso.

Dicas para Usar o Baixaki de Forma Mais Eficiente

Achando o programa mais adequado às suas necessidades

Imagine a seguinte situação: você está à procura de um editor de imagens para alterar fotos e colocá-las no Orkut. O que você faz? Bom, a partir da página inicial do Baixaki você terá duas opções, ou você utiliza o campo “Buscar” inserindo palavras-chave como “editor imagens orkut” para filtrar os resultados (repare que buscar “editor imagens” gera resultados diferentes), ou você clica, abaixo do campo “Buscar”, na categoria “Imagem e Vídeo”. No caso da segunda opção, escolha dentre as opções disponíveis, à esquerda da página, aquela que mais se relaciona com o que você quer.

Informações úteis

O programa encontrado realmente é o que você quer?

Com os resultados da pesquisa em mãos, resta agora achar um programa que além de atender às suas necessidades, não ultrapasse as configurações do seu computador. Primeiramente, leia a chamada do programa, ela serve para lhe dar uma ideia geral sobre ele. Em seguida, veja se o seu sistema operacional é suportado, as configurações de computador exigidas e se o programa está em fase beta de testes ou não.

Logo após isso, leia a “Descrição”, o “Nossa Opinião” e veja as imagens da “Galeria”. Lembre-se de que o Baixaki testa o programa antes de pô-lo no ar, portanto, se você deseja saber se ele é adequado a você, essas informações serão muito úteis! Também leia os “Comentários” e veja a “Nota dos usuários”, pois às vezes lá você poderá achar informações preciosas sobre o programa. Além disso, caso venha a testá-lo, não deixe de contribuir dando a sua opinião!

Se estiver em dúvida quanto a qual programa baixar, você pode utilizar a ferramenta “Comparar!”, situada logo abaixo do “Nossa Opinião”. Nela, é possível comparar todas as informações importantes dos programas em questão, e ainda, visualizar um gráfico comparando o número de downloads de cada um nas últimas dez semanas. Além disso, é possível excluir programas da comparação (ao clicar em “X”) e adicionar outro ao inserir o seu nome no campo de busca e selecionando-o na janela aberta.

Gráfico comparativo

Por hoje é só pessoal! Se você deseja acrescentar algo ou mesmo deixar a sua opinião, sinta-se à vontade!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.