As palavras download e internet estão sempre juntas e muitas vezes uma se confunde com a outra. Compartilhar informação é função da internet, compartilhar arquivos é passatempo de internautas. Nos "primórdios" (não encare isto como “há muito tempo”), fazer downloads pela internet tinha muitas limitações, principalmente quanto às fontes (onde achar o que se queria).

Hoje, um usuário disponibiliza um arquivo. Outro usuário baixa este arquivo e também passa a disponibilizá-lo. A cadeia continua, e cada vez mais usuários passam estas informações um para o outro. A melhor ferramenta para alimentar esta cadeia são os programas P2P.

P... O quê?

P2P significa Peer 2 Peer (onde 2 substiui to, em inglês). A tradução literal é ponto a ponto. Ou seja, tudo que é compartilhado nesses programas vai de um ponto a outro de uma rede. Muito provavelmente você usa um programa deste tipo, talvez só não tenha consciência de sua definição.

Veja os programas para compartilhamento de arquivos mais utilizados:

e-Mule: talvez o mais famoso entre todos os compartilhadores, oferece recursos não muito comuns em outros programas do mesmo gênero, como suporte a skins, código aberto e ferramentas para baixar rapidamente até os arquivos mais raros. O lado negativo do e-Mule é sua curva de aprendizado para usuários iniciantes.

LimeWire: com interface mais simples e maior número de usuários, o LimeWire é uma boa opção para usuários iniciantes que estão descobrindo este tipo de programa. Porém, a grande popularidade também gerou uma grande quantidade de vírus espalhados pelo programa. Então é necessário ter muito cuidado ao usá-lo.

Kazaa Lite: muito parecido com o LimeWire, é simples e eficiente, mas a versão tradicional sofre com a grande quantidade de spywares. Porém, a versão Lite já remediou (ou pelo menos amenizou) esta situação.

Ares Galaxy: com interface em português e muitos arquivos disponíveis, esta também é uma excelente opção. O único problema é uma eventual lentidão na hora de iniciar o programa. Uma dica é não permitir que ele seja executado juntamente com o Windows.

Shareaza: este não tem propagandas insuportáveis, é em português e muito fácil de usar. Queixas de usuários são referentes a eventuais lentidões e backup de arquivos, o que deixa o computador lento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada um desses programas, escolha o que mais pode lhe ajudar. Todos eles têm prós e contras, é uma questão de saber lidar com eles.

Dica

Outra dica importante: quanto mais downloads você faz pela internet, mais você está exposto a perigos como vírus e outras pragas, independente do programa que você usa. Mantenha seu antivírus sempre atualizado, utilize também um programa antispyware e faça scans em seu computador com freqüência.

($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)6345,2219,24337,23888,10160($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: