Poste Automaticamente em Blogs com o Google Docs

2 min de leitura
Imagem de: Poste Automaticamente em Blogs com o Google Docs

Na idade das pedras da internet os blogs eram feitos apenas de texto. Aos poucos foram surgindo as primeiras imagens e fotos, depois os arquivos de áudio e mais recentemente os vídeos. O futuro dos posts em blogs está em hospedar páginas inteiras dentro do seu post para que se atualizem automaticamente. O Baixaki lhe dá a dica para tornar o seu blog um lugar ainda mais moderno e atualizado.

O que é preciso?

 

  • Se você pretende atualizar seu blog de uma maneira nova, logicamente você precisa ter um blog. Quase todos servem, basta verificar se o seu blog aceita a inserção de códigos HTML.

  • Como dito, as atualizações ocorrem através dos documentos do Google Docs, portanto uma conta neste serviço também é necessária. Alguma prática neste editor também é bem vinda, pois assim você pode utilizar mais recursos que este serviço oferece.

  • Muito assunto, pois suas postagens ficarão muito mais dinâmicas, interativas e atualizadas sempre em tempo real.

Google Docs

Crie um documento qualquer no serviço utilizando todos os recursos que você quiser. Para habilitar o compartilhamento clique na opção “Publicar como página da Web” em “Compartilhar”.

Compartilhar

Em seguida você escolhe as suas preferências da página que será criada a partir do seu documento. Selecione a opção “Republicar automaticamente quando houver alterações” e em seguida clique em OK quando for perguntado se deseja publicar o documento. Finalmente clique ainda sobre o botão “Postar no Blog” e em seguida confirme sua ação.

Publicar documento

Ainda na imagem anterior, entre na última opção: “alterar as configurações de site do blog”. Nesta janela você entra com os dados necessários para que a postagem seja efetuada como o provedor do seu blog, seu nome de usuário e a sua senha. Antes de confirmar clique na opção “Testar” para saber se seus dados estão corretos, se tudo funcionar confirme sua ação.

Configurações necessárias

Copie então o endereço da publicação da sua página, não utilize o endereço da edição do documento, mas sim o que fornecido pela opção de compartilhar assim como na figura abaixo.

Copie o endereço

Postando

Agora que seu documento já está nas medidas corretas o seu trabalho já está quase pronto. Para que seu documento do Google Docs apareça em seu blog é preciso indexar o endereço acima em um dos posts do seu blog. Para isso crie um novo post e sobre o aspecto de HTML cole o código abaixo:



Confira o resultado!Substitua o (endereço da página) pelo endereço do seu documento e se preferir altere as dimensões da altura (height) ou da largura (width) conforme suas preferências. Na dúvida, recomenda-se não mexer nestas preferências.

O Resultado

Caso o procedimento tenha sido bem sucedido, surge uma pequena janela similar a do Google Docs junto da sua postagem exibindo o seu documento. O usuário terá a permissão de editar o texto dentro da janela e os demais apenas de ler o conteúdo. A melhor parte é que toda vez que o documento for alterado e salvo, mesmo dentro desta pequena janela, o resultado será atualizado em seu blog em tempo real.

Muito mais fácil e com uma aparência bem mais moderna, esta dica de atualização automática de blogs pode ser o diferencial que você estava procurando.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.